No sábado da semana passada, dia 4, o prefeito de Carapicuíba, Marcos Neves (PV), anunciou que a Prefeitura irá instalar na cidade uma segunda unidade do Centro de Enfrentamento ao Coronavírus. No mês de março, a administração municipal já havia entregue a primeira unidade do gênero, localizada ao lado do Pronto-Socorro da Vila Dirce.
A segunda unidade será instalada na Policlínica da cidade, localizada na rua Itajubá, s/n, no Parque Santa Tereza, num espaço que deverá contar com 30 leitos, respiradores, minitorres e equipe médica completa.
Assim como já vem sendo promovdio na unidade da Vila Dirce, o Centro deverá receber pacientes que necessitarem de internação, oferecendo atendimento médico especializado àqueles com quadros mais graves da doença, vindos dos prontos-socorros do município. Caso necessitem, eles serão transferidos para o Hospital Geral, com estrutura que conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A fim de evitar aglomerações na Policlínica e a disseminação da Covid-19, a Prefeitura já havia anunciado que as consultas de especialidades médicas serão reagendadas. A administração recomenda que só deverão procurar os equipamentos de saúde pessoas que apresentarem febre, tosse seca ou falta de ar.
Para sanar as dúvidas da população sobre os sintomas da doença, a Prefeitura de Carapicuíba criou o SAC Coronavírus, um canal WhatsApp que oferece orientações e consulta médica on-line, por chamada de vídeo. Para acessá-lo, deve-se enviar um ‘oi’ para o número 96909-5379.
Apesar de informar que sua equipe trabalha no local, a Prefeitura não divulgou com exatidão a data em que o novo Centro da Policlínica ficará pronto.