Início Cidades Pessoas em situação de rua recebem novas ações contra coronavírus em Barueri

Pessoas em situação de rua recebem novas ações contra coronavírus em Barueri

640
0

Barueri intensifica medidas de enfrentamento ao coronavírus para pessoas em situação de rua

O município de Barueri possui duas casas de acolhimento para pessoas em situação de rua. Administradas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), uma é chamada de Casa de Passagem e a outra é a Cáritas – Casa São Francisco de Assis. Nesses últimos dias, como forma de amenizar os riscos de contaminação dessa faixa da população, o serviço de abordagem social (busca ativa) foi intensificado, o que gerou um aumento no número de pessoas nas unidades.
Por isso, desde a semana passada, uma estrutura adicional, composta de tendas, foi montada na Cáritas para acolher ainda mais moradores. Num período normal, cerca de 150 pessoas usam o serviço todos os dias.
Segundo a Prefeitura de Barueri, até o momento, nenhum caso foi notificado envolvendo a população de rua da cidade. A Sads está trabalhando em conjunto com a Secretaria de Saúde e, se houver algum caso suspeito, haverá o encaminhamento para o sistema para as providências necessárias.

KITS ARTESANAIS

Já o chamado Consultório de Rua, ligado à Diretoria de Saúde Mental de Barueri, da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), criou uma força-tarefa entre os profissionais para criar kits de higiene artesanais feitos com garrafas pet: um frasco do kit contém água e outro contém sabão para a higienização das mãos, conforme orientam os órgãos oficiais de saúde.
“As autoridades de saúde alertam: mais importante do que o álcool em gel 70% é lavar bem as mãos, com água e sabão, por pelo menos 20 segundos. Os frascos se tornam uma espécie de torneira, o que individualiza o cuidado de higiene na lavagem das mãos. Entendemos que a preservação do autocuidado proporciona o cuidado coletivo, já que costumam ficar em grupo”, detalhou a terapeuta ocupacional Caty Teodoro.
A produção dos kits está sendo feita em parceria com a Oficina de Reciclagem do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). As entregas já começaram e a proposta é levar a cada pessoa um kit de sabão individual e duas garrafas com água. Seis profissionais compõem a equipe, que cobre cinco territórios no município e tem mantido os atendimentos e realizado visitas semanais a praças e calçadas onde essa população costuma ficar.
Outra estratégia de cuidado está modificando as rotinas de atendimento, seguindo a política de Redução de Danos: a distribuição de copos descartáveis de café para inibir o compartilhamento da mesma garrafa, garantindo que isso ocorra de forma individualizada.

Os kits são produzidos por profissionais de saúde