Início Cidades Em meio à crise da pandemia, Mandetta não é mais ministro da...

Em meio à crise da pandemia, Mandetta não é mais ministro da Saúde

1721
0
Mandetta conduziu as ações do Ministério desde o início da pandemia

Bolsonaro demite Mandetta do cargo de ministro da Saúde

Como já vinha sendo cogitado há algumas semanas, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que conduziu todos os trabalhos de planejamento de combate à pandemia do coronavírus (Covid-19) desde o seu início – entre fevereiro e março últimos – foi demitido do cargo pelo presidente Jair Bolsonaro.

O chefe do Executivo já havia entrado em choque com o ministro ao questioná-lo e “desafiá-lo” publicamente em relação às principais orientações sobre o isolamento social como forma eficaz de combater a doença. Enquanto Mandetta usava argumentos “técnicos e científicos” (segundo suas palavras) para defender o isolamento, Bolsonaro, por vezes foi às ruas para visitar o comércio e pessoas que se aglomeravam para poder ter um contato mais direto com o presidente.

A contrariedade de ideias entre ambos se exacerbou em duas oportunidades recentes, quando Mandetta concedeu longa entrevista ao programa “Fantástico”, da rede Globo, no último domingo, 12; e nesta semana, na noite de quarta-feira, 15, quando disse ao site da revista Veja que já não suportava mais tal situação.

Na tarde de quinta-feira, 16, Mandetta foi chamado ao Palácio do Planalto, em Brasília, e demitido do cargo pelo presidente Bolsonaro.

Ainda no final da quinta-feira, Jair Bolsonaro anunciou o nome do oncologista carioca Nelson Luiz Sperle Teich como novo ministro da Saúde.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Fotos Públicas