A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo divulgou no início desta semana que conseguiu atingir a meta de vacinação de 100% dos idosos contra a gripe Influenza, feito considerado pela pasta um “marco histórico alcançado em tempo recorde”, pois a campanha, nesta fase, teve duração de apenas 17 dias.Os númers mostram que 5,9 milhões de doses foram aplicadas para o público-alvo, que incluiu também profissionais de saúde e das forças de segurança e salvamento.
Mesmo que a vacina contra a gripe não sirva para imunizar contra o coronavírus(Covid-19), a iniciativa de se diferenciar uma doença pela outra fez com que a população procurasse em massa os postos de vacinação que, para incentivar a presença, criou mecanismos como o drive thru, em que as pessoas (principalmente as idosas) recebessem a dose sem ter de sair de seus veículos.
Diariamente, segundo a Secretaria, cerca de 500 mil pessoas compareceram aos postos. Entre 23 de março e 9 de abril, foram aplicadas doses em 4,8 milhões de idosos (100%) e 1 milhão de trabalhadores de saúde (74%). No ano passado, coberturas vacinais similares só foram alcançadas após oitenta dias de campanha para esses grupos prioritários.
“As coberturas vacinais alcançadas até aqui são impressionantes e refletem a dedicação dos vacinadores do SUS, bem como a conscientização da população sobre a importância da proteção individual e coletiva contra as doenças respiratórias”, parabenizou o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.
No contexto da pandemia de Covid-19, o início da campanha em 2020 foi antecipado em três semanas; o SUS de São Paulo a iniciou priorizando idosos e profissionais da saúde.
A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou na quinta-feira, 16, para cerca de 15,6 milhões de pessoas portadoras de doenças crônicas, comorbidades e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Na terceira fase, marcada para começar em 9 de maio, serão vacinados todas as demais pessoas, inclusive aquelas entre 55 e 59 anos de idade (ver quadro).
ATÉ 22 DE MAIO
Em âmbito nacional, o Ministério da Saúde também divulgou nesta semana que superou a meta de vacinar 90% dos idosos no país contra a Influenza. Até a segunda-feira, dia 13, cerca de 18,9 milhões de idosos (90,66%) já tinham sido vacinados contra a gripe no país. Nessa primeira fase também foram vacinados 3,8 milhões (75,5% da meta) de trabalhadores da saúde.
Até o momento, o Ministério da Saúde divulgou já ter enviado 35,1 milhões de doses para os estados para atender o público prioritário das duas primeiras fases.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe seguirá até 22/5. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos.
PRÓXIMAS ETAPAS DA CAMPANHA DE 2020
Etapa 2
Desde o dia 16 de abril para portadores de doenças crônicas, comorbidades e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
Etapa 3
A partir de 9 de maio, para demais públicos, incluindo pessoas acima de 55 anos, pessoas com deficiências, indígenas, professores (rede pública e privada), crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias). Encerramento previsto para o dia 22 de maio.
Dia D
9 de maio, Dia D de vacinação para todos os grupos do público-alvo.