Início Cidades Plataforma reúne conteúdos digitais para manter cotidiano de aprendizagem dos alunos

Plataforma reúne conteúdos digitais para manter cotidiano de aprendizagem dos alunos

643
0
Alunos exercitam a exploração e pesquisa de novos conhecimentos

Em meio às necessidades de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que acabaram atingindo todo o formato da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco criou, através do ambiente digital Ciência Hoje, uma forma de garantir o acesso à rotina de alunos matriculados no Ensino Fundamental e de suas famílias.
Pelo novo canal, os estudantes encontram centenas de conteúdos temáticos da revista Ciência Hoje das Crianças Digital, que são acompanhados de jogos, vídeos, animações, desafios e outros recursos interativos.
O ambiente digital é fruto da parceria com o Instituto Ciência Hoje (ICH), que há três anos desenvolve o projeto no município. As edições ofertadas pela ferramenta trazem assuntos ligados ao cotidiano dos estudantes e que são apresentados em uma linguagem adequada para o público infanto-juvenil, com o propósito de despertar o interesse dos alunos e possibilitar que exercitem a exploração e a pesquisa de novas informações e conhecimentos.
Em avaliação própria, a Secretaria de Educação considerou que uso do ambiente abriu portas para transformar a relação dos estudantes com a tecnologia ligada à aprendizagem. Os dados de acesso, segundo a pasta, demonstram que os educandos estão acessando as revistas com grande frequência e que o principal dispositivo utilizado para acesso é o celular. O ambiente digital também se adapta a outros tipos de dispositivos como o computador, notebook e tablet.
O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Pode), justifica o novo recurso: “Nossos professores já incorporaram a utilização dos conteúdos digitais para trabalhar com os alunos na escola e em casa com as famílias. Neste momento, isso se tornou uma grande vantagem, pois já temos a ferramenta e temos uma rede que está acostumada a usá-la”, explicou.

 APRIMORAMENTO
 
Segundo o secretário de Educação, José Toste Borges, os professores e gestores também aprimoram a formação com cursos online durante o período de isolamento. Além do ambiente digital do Projeto Ciência, os mais de 2 mil professores que lecionam no Ensino Fundamental da rede têm acesso ao curso de Ensino à Distância (EAD) ‘Aprender por Projetos: um desafio estimulante’, que oferece aprimoramento profissional para os educadores na perspectiva de promoverem a renovação metodológica em sala de aula. “Cerca de mil professores já realizaram o curso e obtiveram novos conhecimentos que lhes permitem mobilizar e integrar as tecnologias digitais como um recursoae serviço da educação dos nossos alunos”, concluiu.
Para visitar a plataforma digital, alunos e professores deverão acessar o site da Prefeitura de Osasco através do linque www.osasco.sp.gov.br. No canto superior esquerdo (Carta de Serviços) há uma linha com linque para o “Projeto Ciência Hoje” que conduzirá à a página do programa, devendo cadastrar-se ou fazer o login para acessar os conteúdos.