Início Geral Terceira fase de vacinação contra gripe Influenza já começou em todo o...

Terceira fase de vacinação contra gripe Influenza já começou em todo o país

903
0
Etapa foi dividida em dois períodos para atender mais de 36 milhões de pessoas

Começou na segunda-feira, 11, a terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde. O período estipulado para sua duração é de 11 de maio a 5 de junho, mas ela também foi dividida em duas etapas: a primeira ocorrerá até 17 de maio, com foco nas pessoas com deficiência; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; e mães no pós-parto (até 45 dias). A segunda, entre 18 e 5 de junho, incluirá professores das escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade. A expectativa é vacinar 36,1 milhões de pessoas.
De acordo com o Ministério da Saúde, todos os estados estão abastecidos para continuação da campanha. Até o momento, 63,2 milhões de doses da vacina já foram distribuídas aos estados para garantir a imunização do público-alvo.
Para a vacinação nesta etapa, mulheres no período até 45 dias após o parto deverão apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período de vacinação.

INFLUENZA NO BRASIL

O Ministério da Saúde regula os números da influenza no Brasil por meio da vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes hospitalizados. São 200 unidades distribuídas em todas as regiões geográficas do país e tem como objetivo principal identificar os vírus respiratórios circulantes, permitir o monitoramento da demanda de atendimento dos casos hospitalizados e óbitos.
Em 2020, até 5 de maio, foram registrados 2.137 casos de SRAG hospitalizados por influenza (gripe) em todo o país, com 180 mortes. Do total de casos que já tiveram a subtipagem identificada, 517 foram casos de influenza A (H1N1), com 75 óbitos; 53 casos e 10 óbitos por influenza A (H3N2); 326 de influenza A não subtipado, com 47 mortes; e 440 casos e 48 óbitos por influenza B.