Início Cidades Jandirenses recebem orientações sobre os riscos de cortantes em linhas de pipas

Jandirenses recebem orientações sobre os riscos de cortantes em linhas de pipas

838
0
Fiscalização recolherá material que for encontrado com as substâncias

Setores da Prefeitura de Jandira, como a Guarda Civil Municipal (GCM), Fiscalização de Postura, Defesa Civil e Comunicação e também a 4ª Companhia da Polícia Militar (PM) estão orientando os moradores sobre os riscos da utilização de linhas para pipas untadas com cortantes (cerol – linha chilena). A ação pretende conscientizar sobre os perigos desta prática que é crime, tipificada pela Lei estadual nº 17.201/2019.
A linha de cerol é uma mistura de cola de madeira e pó de vidro triturado; já a linha chilena é uma mistura de cola de madeira, pó de alumínio e quartzo moído. Com alto poder de corte, essas linhas podem causar lesões graves e até mortes. De acordo com a Prefeitura de Jandira, estudos mostram que mais de 100 motociclistas morrem por ano por causa das linhas cortantes. Além disso, há vários casos de pessoas que tiveram membros amputados após a lesão.
Por isso, a Prefeitura anunciou que nas próximas semanas realizará a fiscalização em toda a cidade e o material que for encontrado com essa solução cortante será recolhido e incinerado; além da fiscalização de pontos do comércio que vendem artigos para pipas em geral.