Início Cidades Saúde de Barueri acompanha por telefone pacientes isolados pelo coronavírus

Saúde de Barueri acompanha por telefone pacientes isolados pelo coronavírus

811
0

Casos notificados ou confirmados de Covid-19 são monitorados a cada 48 horas pela Saúde de Barueri

A Secretaria de Saúde de Barueri tem disponibilizado nas últimas semanas, em razão do avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), uma equipe multiprofissional de que tem se dedicado ao cuidado exclusivo de pacientes notificados com suspeita ou confirmação da doença, em isolamento domiciliar.
A assistência é realizada por contato telefônico que ocorre a cada 48 horas por, no mínimo, 15 dias, ou até que os sintomas desapareçam completamente. O serviço tem sido prestado por profissionais da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs) e também pela Coordenadoria de Atenção Especializada do município, cada qual com o público que lhe compete.

ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS

No caso da Cabs, o monitoramento é feito junto aos pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Todos os casos notificados e isolados são gerenciados pela Cabs, salvo casos em internação”, explicou Regiane Bogusiak Vidic, da assessoria do setor.
Desde 15 de março, quando começaram a surgir os primeiros casos no município, até 15 de maio, o monitoramento da Cabs já havia prestado assistência a 1.028 pessoas em isolamento domiciliar, segundo números divulgados pela Prefeitura.
A equipe é formada por enfermeiros e psicólogos, que intercalam as ligações, possibilitando ao paciente um cuidado físico e psíquico, conforme detalha Regiane. “Nos monitoramentos são avaliadas alterações clínicas e emocionais. Em caso de piora, são orientados a voltar na unidade para aferir sinais”.
Já a Coordenadoria de Atenção Especializada atende aqueles que são pacientes do Ambulatório de Especialidades. “Estamos monitorando em casa os pacientes com Covid-19. A cada 48 horas eles recebem ligação e orientação se devem retornar aqui com a gente para o médico reavaliar. O especialista vê se esse paciente está estável”, reiterou a coordenadora do setor, Juliana Pinto Pacheco.

Profissionais de duas coordenadorias fazem o acompanhamento