GP do Brasil de F1 corre riscos de ficar fora da temporada 2020
O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 deste ano, que antes da pandemia do coronavírus (Covid-19) estava marcado para 15 de novembro e seria o penúltimo do ano, corre riscos de ficar de fora da temporada 2020. Informações nesse sentido circulam nos bastidores da principal categoria do automobilismo mundial e até já foram tema de matéria publicada pela revista alemã Auto Motor Und Sport ao divulgar como ficou (apenas com a parte europeia já confirmada, até setembro) o novo calendário que prevê a largada da competição para 5 de julho, na Áustria (ver quadro).
Devido aos altos índices de contágio em alguns países americanos, além do Brasil — que espera promover a corrida no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, bairro de São Paulo –, também o México poderá ficar sem a etapa que constava na primeira agenda para 1° de novembro.
A notícia do provável cancelamento da prova no circuito de Interlagos (que em maio completou 80 anos e é usado desde 1973) alarmou os organizadores do GP Brasil. Por meio de sua assessoria de imprensa, entretanto, eles comentaram que ainda está em vigor o contrato com a Formula One Management (FOM), entidade que gerencia a categoria e observaram que “só um motivo de força maior poderia torná-lo sem efeito” e cancelar a corrida.
No mesmo comunicado, os agentes ainda ponderaram: “De acordo com as previsões e com o que já ocorreu na China e na Europa, até novembro a pandemia já deverá ter passado”.
Novo calendário da F1 2020
(circuitos europeus)
5 de julho – GP da Áustria (Red Bull Ring)
12 de julho – GP da Estíria (Red Bull Ring)
19 de julho – GP da Hungria (Hungaroring)
2 de agosto – GP da Grã-Bretanha (Silverstone)
9 de agosto – GP 70 Anos (Silverstone)
16 de agosto – GP da Espanha (Barcelona)
30 de agosto – GP da Bélgica (Spa)
6 de setembro – GP da Itália (Monza)