Neste sábado, 13 de junho, será celebrado em Osasco o dia em louvor a Santo Antônio, padroeiro da cidade e do qual o italiano fundador do município, Antônio Agu, era devoto. A data será marcada por missas e o badalar dos sinos da Catedral, em silêncio há aproximadamente dois meses por causa da proliferação do novo coronavírus (Covid-19). Aliás, justamente pela pandemia da Covid-19, pela primeira vez na história da cidade não haverá a tradicional procissão e nem o show pirotécnico defronte à igreja, celebrações que costumam reunir milhares de pessoas.
Para esta ocasião, a igreja teve de adequar as festividades de Santo Antônio com todos os cuidados necessários. Por conta disso, os fiéis acompanharão as missas através das redes sociais e não poderão visitar a igreja, que permanecerá fechada. As missas acontecerão às 10 horas, celebrada pelo Bispo Dom João Bosco; e às 15 horas com Monsenhor Claudemir José dos Santos, pároco da Catedral e vigário geral da Diocese de Osasco e demais vigários da Catedral.
Outra atividade tradicional da época, a festa junina, que já deveria estar sendo promovida, também não será realizada neste ano. Em contrapartida, o tradicional bolo de Santo Antônio já está sendo preparado e será comercializado a R$ 10,00 cada pedaço. As encomendas também poderão ser feitas pelo linque www.catedraldeosasco.com.br. A entrega será feita neste sábado, dia da celebração, em esquema drive thru na rua Dom Ercílio Turco, 60, das 9h30 às 17 horas.
Além disso, o Monsenhor Claudemir mostrará seus dotes culinários, preparando três bolos de Santo Antônio que serão leiloados virtualmente pela igreja. Os interessados em participar deverão fazer um cadastro no site da Catedral (no mesmo endereço para compra dos bolos). Dali, serão direcionados a um grupo de WhatsApp no qual poderão fazer lances.
Toda a renda do bolo e do leilão será destinada à manutenção da Catedral de Santo Antônio.
FRADE PADROEIRO
Entre outras atribuições, Santo Antônio é conhecido como “casamenteiro”. O homem canonizado com o título seria Antônio de Lisboa, ou de Pádua, nascido em Lisboa, Portugal, entre 1191 e 1195. Durante sua vida, Antônio teria exercido a função de frade agostiniano e franciscano, tanto em Portugal, como na França e na Itália, país no qual se afirma morreu em 13 de junho de 1231.
De acordo com a história de Osasco, a família de Agu teria doado o terreno para a construção da primeira igreja (atual Catedral) construída em homenagem ao Santo, em 1930.
A efeméride se tornou feriado municipal.