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INSS já programa reabertura gradual das agências a partir de 13 de julho

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(Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

O atendimento remoto aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está prorrogado até 10 de julho. A Portaria Conjunta nº 22, que normatiza a prorrogação, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira, dia 22.
O documento prevê o retorno gradual do atendimento presencial nas agências no dia 13 de julho e detalha ainda diretrizes e protocolos que precisam ser implementados pelo INSS para que o segurado seja atendido com segurança e conforto nas unidades.
As medidas visam à proteção da coletividade durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19).
Com a reabertura gradual, serão priorizados, nesta primeira fase, serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. O retorno desses serviços pretende dar celeridade aos processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento presencial.
Para qualquer um deles, no entanto, o segurado deverá realizar o agendamento pelo Meu INSS (gov.br/meuinss, site e aplicativo) ou pelo telefone 135. Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde.
Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento continuam a ser oferecidos pelos canais remotos, o Meu INSS (gov.br/meu inss, site e aplicativo) e telefone 135. Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continuará enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado.