Início Cidades Pirapora vai aplicar testes de coronavírus em 10% da população

Pirapora vai aplicar testes de coronavírus em 10% da população

745
0

Teste em massa do coronavírus em Pirapora terá quatro fases e começa em 1º de julho

Com o objetivo de atingir ao menos 10% de toda a população, a Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus divulgou nesta semana seu programa de testes em massa para identificar casos de coronavírus (Covid-19) na cidade. Já a partir do início de julho os testes serão aplicados em pessoas assintomáticas com o objetivo de identificar focos dos casos para combater a doença de maneira mais eficiente.
O programa de testagem em massa de Pirapora será dividido em quatro etapas, atendendo 500 pessoas que não apresentam nenhum sintoma da doença em cada uma delas, totalizando 2 mil testes, o equivalente a 10% da população. A primeira etapa será realizada entre os dias 1º e 15 de julho.
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) já disse que o teste em massa é a maneira mais eficiente de controlar a doença que, somado as outras medidas que também estamos tomando, como uso obrigatório de máscara, distanciamento social e campanhas de conscientização, têm impacto direto na redução de casos”, afirmou o prefeito Gregorio Maglio (PSD).
Em Pirapora, o programa prevê a participarão no teste em massa de uma pessoa assintomática por família. Aqueles que testarem positivo para a Covid-19 e seus familiares serão isolados para evitar a proliferação do coronavírus, sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde. Dessa forma, a Prefeitura pretende minimizar o avanço da doença e proteger os grupos mais vulneráveis. Os testes serão realizados em domicílio, pelas equipes de Saúde.
“Nosso objetivo é frear o crescimento de casos e achatar a curva de infecção. Pirapora é uma cidade pequena e tenho certeza que esse programa vai dar certo. Testando 2 mil pessoas, vamos atingir 40% das famílias piraporanas. Peço aos moradores que receba bem nossos profissionais de saúde porque eles vão passar de casa em casa pra realizar esse trabalho que vai nos ajudar a traçar o perfil epidemiológico da doença e assim pensar em políticas mais brandas de isolamento social”, completou Gregorio.

Critérios e condições para os testes

Em contato com a reportagem do jornal Página Zero, a Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus esclareceu alguns itens para efetivação dos testes com a população. Eis os principais:

– Foram definidos dois grupos prioritários para recebimento dos testes: o primeiro de famílias que tenham pessoas que trabalhem fora do município que, por circularem em outras cidades, estão mais expostas. Outro é o de jovens entre 18 e 30 anos, grupo que menos adotou o isolamento social.

– As equipes de Saúde estarão devidamente identificadas. Além disso, o morador será informado previamente da visita desses profissionais.

– A primeira fase do Programa de Testes em Massa será dividida em quatro etapas, totalizando 2 mil testes. Novas fases do Programa, com aplicação de mais testes serão realizadas após análise dos resultados obtidos na primeira fase.

– Os testes estão sendo adquiridos pela Prefeitura com recursos enviados pelos governos federal e estadual para o enfrentamento à Covid-19.

Cerca de 2 mil testes serão utilizados na população piraporana (Fotos: Gilberto Labriola)