Baseada na constatação de que 35% dos atendimentos do Portal do Trabalhador instalado na região Central de Osasco são ofertados a moradores da zona Norte da cidade, a Prefeitura local decidiu implementar ações para que um novo posto do serviço seja levado para aquela região. Atualmente, além do Portal do Centro, os moradores são atendidos no Centro Cultural e Esportivo do Portal D´Oeste; mas o objetivo da administração municipal é instalar uma nova unidade cujo endereço já foi definido: avenida Presidente Costa e Silva, 372, no Jardim Helena Maria.
O prédio nesse novo endereço tem três andares, que serão assim aproveitados: no primeiro, ficarão os atendimentos dos diversos serviços; o segundo pavimento será exclusivo para entrevistas e aulas de cursos profissionalizantes; o terceiro andar abrigará a área administrativa. A nova unidade oferecerá os mesmos serviços que a do Centro, entre eles a disponibilização de vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho e cadastro do Bolsa Família.
Na quinta-feira da semana passada, dia 25/6, o prefeito Rogério Lins (Pode) visitou o prédio, acompanhado do secretário de Emprego, Trabalho e Renda (Setre), Márcio Bitencourt. “Atuamos em várias frentes para gerar oportunidades e estamos preparando a cidade para o momento pós-pandemia, pois o emprego é fundamental para o sustento de milhares de famílias”, disse o chefe do Executivo.
De acordo com a Prefeitura, os serviços que atualmente são realizados no Portal D’Oeste serão transferidos para a nova unidade assim que o edifício estiver em condições de receber o público. A previsão é que o Portal do Trabalhador da Zona Norte esteja em pleno funcionamento em até dois meses. Nas próximas semanas começam a ser instaladas baias de atendimento e mobiliário.
ATENDIMENTO
PRESENCIAL
Ainda segundo a administração municipal, o atendimento presencial no Portal do Trabalhador do Centro foi retomado na quarta-feira da semana passada, 24/6, somente para os serviços relativos ao Cadastro Único (atualização e novos cadastros), mediante agendamento pela Central 156. Os demais serviços continuam sendo feitos remotamente, a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).
Como medida de segurança, todos os funcionários e munícipes que comparecem à unidade terão a temperatura corporal aferida. Se a temperatura estiver acima de 37,8° o atendimento não será realizado e a pessoa vai receber orientação de procurar o serviço de saúde. Álcool em gel e máscaras stão sendo fornecidos aos colaboradores. O uso de máscaras é obrigatório tanto para funcionários, quanto para os munícipes que são atendidos na unidade.
A estrutura também passou por adaptações: foram instaladas nas baias de atendimento telas acrílicas de separação entre pessoas e a distância de 1,5m é obrigatória entre cada guichê.