Início Cidades Helena Maria já recebe ações para instalação do Portal do Trabalhador da...

Helena Maria já recebe ações para instalação do Portal do Trabalhador da zona Norte de Osasco

3177
0
Prédio no Jardim Helena Maria terá três pavimentos para atendimento do público (Foto: Marcelo Deck)

Baseada na constatação de que 35% dos atendimentos do Portal do Trabalhador instalado na região Central de Osasco são ofertados a moradores da zona Norte da cidade, a Prefeitura local decidiu implementar ações para que um novo posto do serviço seja levado para aquela região. Atualmente, além do Portal do Centro, os moradores são atendidos no Centro Cultural e Esportivo do Portal D´Oeste; mas o objetivo da administração municipal é instalar uma nova unidade cujo endereço já foi definido: avenida Presidente Costa e Silva, 372, no Jardim Helena Maria.
O prédio nesse novo endereço tem três andares, que serão assim aproveitados: no primeiro, ficarão os atendimentos dos diversos serviços; o segundo pavimento será exclusivo para entrevistas e aulas de cursos profissionalizantes; o terceiro andar abrigará a área administrativa. A nova unidade oferecerá os mesmos serviços que a do Centro, entre eles a disponibilização de vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho e cadastro do Bolsa Família.
Na quinta-feira da semana passada, dia 25/6, o prefeito Rogério Lins (Pode) visitou o prédio, acompanhado do secretário de Emprego, Trabalho e Renda (Setre), Márcio Bitencourt. “Atuamos em várias frentes para gerar oportunidades e estamos preparando a cidade para o momento pós-pandemia, pois o emprego é fundamental para o sustento de milhares de famílias”, disse o chefe do Executivo.
De acordo com a Prefeitura, os serviços que atualmente são realizados no Portal D’Oeste serão transferidos para a nova unidade assim que o edifício estiver em condições de receber o público. A previsão é que o Portal do Trabalhador da Zona Norte esteja em pleno funcionamento em até dois meses. Nas próximas semanas começam a ser instaladas baias de atendimento e mobiliário.

ATENDIMENTO
PRESENCIAL

Ainda segundo a administração municipal, o atendimento presencial no Portal do Trabalhador do Centro foi retomado na quarta-feira da semana passada, 24/6, somente para os serviços relativos ao Cadastro Único (atualização e novos cadastros), mediante agendamento pela Central 156. Os demais serviços continuam sendo feitos remotamente, a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).
Como medida de segurança, todos os funcionários e munícipes que comparecem à unidade terão a temperatura corporal aferida. Se a temperatura estiver acima de 37,8° o atendimento não será realizado e a pessoa vai receber orientação de procurar o serviço de saúde. Álcool em gel e máscaras stão sendo fornecidos aos colaboradores. O uso de máscaras é obrigatório tanto para funcionários, quanto para os munícipes que são atendidos na unidade.
A estrutura também passou por adaptações: foram instaladas nas baias de atendimento telas acrílicas de separação entre pessoas e a distância de 1,5m é obrigatória entre cada guichê.