Início Cidades Centro Integrado de Saúde atende 14 especialidades e 18 tipos de exames...

Centro Integrado de Saúde atende 14 especialidades e 18 tipos de exames em Itapevi

5748
0
Pacientes devem ser encaminhados por médicos de outras unidades (Foto: Felipe Barros/ExLibris)

O novo Centro Integrado de Saúde (CIS) de Itapevi iniciou o atendimento à população na sexta-feira, dia 3 de julho. Implantado e administrado pela Prefeitura local, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
A proposta do CIS é a realização de consultas em 14 especialidades médicas e de 18 exames de diagnósticos e preventivos. As especialidades são: cardiologia adulto, dermatologia, endocrinologia, neurologia adulto, pneumologia, reumatologia, neurologia infantil, infectologia infantil, urologia, gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, oftalmologia, psiquiatria e otorrinolaringologia. Já os exames estão assim listados: US doppler, ultrassom geral, colonoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma com sedação, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, endoscopia digestiva alta, holter, Mapa, radiografias, teste ergométrico, urodinâmica, espirometria, tomografia (ambulatorial), tomografia (urgência/emergência) e audiometria. A expectativa é que o novo Centro tenha capacidade para realizar até 8 mil atendimentos por mês.
Localizado na rua Arquiteto Ubirajara da Silva, 87, região da Vila Santa Rita, o CIS está instalado num edifício com dois andares, mas os atendimentos não serão agendados no próprio local: o encaminhamento será realizado pelo médico clínico geral da unidade de saúde mais próxima da residência do paciente. O médico será responsável por analisar a necessidade de o paciente passar por um especialista e realizar os exames médicos; se for necessário, ele fará uma guia de encaminhamento ao CIS.
Como o novo equipamento de saúde da cidade está instalado distante da região central, a Prefeitura previa colocar em funcionamento ainda nesta semana um serviço de transporte gratuito, chamado Expresso Saúde, para facilitar o deslocamento dos pacientes. Segundo o programado, um micro-ônibus deverá fazer o trajeto entre o terminal de ônibus do Centro e o CIS apenas para as pessoas que comprovarem ao motorista a confirmação do agendamento na unidade.