Como agente público e chefe do Poder Executivo, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), recebeu na semana passada o selo “Prefeito Amigo da Criança”, criado pela Fundação Abrinq, e que premia ações voltadas à valorização e à melhora da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes.
A 6ª edição do programa acompanhou a gestão municipal no período entre 2017 e 2020 e, em todo o país, mais de 2.300 prefeitos aderiram; sendo que 133 chegaram à fase final de avaliação e 125 foram premiados.
A Prefeitura de Barueri avaliou que várias iniciativas adotadas na cidade foram fundamentais para a conquista do prêmio, e elencou, dentre outras: o aumento de 11 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa creche); a elevação de 3,6 pontos percentuais na proporção de docentes de creches públicas municipais com Ensino Superior completo; a efetiva participação da população na discussão do Plano Municipal para a Infância e Adolescência de Barueri; o aumento de 10,6 pontos percentuais na proporção de docentes de pré-escolas públicas municipais com Ensino Superior; e a redução de 2,2 pontos na taxa de distorção idade-série nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O prefeito Rubens Furlan, que assinou o termo de adesão ao programa em 2017, comentou a decisão da Abrinq: “Este reconhecimento de agora me sensibiliza de forma muito especial, porque quando investimos nas crianças, estamos garantindo um futuro melhor para o Brasil”.
De acordo com a secretária de Educação, Flávia Moreno, esse título representa a dedicação que os profissionais dispensam às crianças no município. “São ações que destacam a preocupação com o desenvolvimento infantil. As oportunidades no tempo certo fazem uma grande diferença em que adulto essas crianças vão se tornar”.
Dentre os municípios da região, além de Rubens Furlan, também recebeu o prêmio o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Pode).