Início Cidades Agendamento pelo celular pode testar coronavírus em 40 mil carapicuibanos

Agendamento pelo celular pode testar coronavírus em 40 mil carapicuibanos

1993
0

Prefeitura de Carapicuíba agenda testagem do coronavírus pelo celular

Desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino, em parceria com a Zoox Smart Data, “Dados do Bem” é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do coronavírus nos centros urbanos.
Criado por pesquisadores, infectologistas e equipe de inteligência, a ferramenta, cedida gratuitamente ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades.
Na região Oeste da Grande São Paulo, a Prefeitura de Carapicuíba foi a primeira a divulgar adesão ao projeto com o propósito de tornar mais eficiente a operação de testagem da população. Segundo informações divulgadas pelo setor, a Secretaria de Saúde de Carapicuíba adquiriu mais de 40 mil testes rápidos e testes RT-PCR para a realização desse processo.
Para participar, o interessado em participar da testagem deve baixar gratuitamente no celular o aplicativo “Dados do Bem”, disponível para Android e iOS (www.dadosdobem.com.br). Nele, deve-se preencher um cadastro e responder a um questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de o usuário estar infectado pelo novo coronavírus. Assim, ele poderá ser encaminhado para o teste rápido ou RT-PCR.
A Prefeitura ressaltou que “não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos”. Quem for encaminhado para participar da testagem em massa receberá todas as informações pelo aplicativo, tais como: local, data e horário de agendamento do teste.
Todo o processo dos 40 mil testes está centralizado no Ginásio de Esportes Ayrton Senna, localizado na avenida Antônio Faustino dos Santos, 98, Cohab V; e foi iniciado na quinta-feira, 16, com previsão de se estender até o mês de setembro.

Aplicativo se propõe a acompanhar evolução da pandemia (Fotos: Rogério Resende/R2 Fotos/PMCP)