A Guarda Civil Municipal (GCM) de Jandira comemorou na segunda-feira, 13 de julho, 22 anos de atuação na cidade; porém, em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19), as tradicionais solenidades e homenagens não aconteceram neste ano.
Com a primeira turma formada em 1998, a corporação tem atualmente 122 guardas, entre homens e mulheres. Além das ações de segurança municipal, a GCM também realiza palestras de conscientização, principalmente para crianças e adolescentes, como “O uso indiscriminado de drogas e seus efeitos” e a Operação Cerol, com o intuito de inibir a utilização de material cortante, proibido por lei municipal.
De acordo com a Prefeitura, a fim de valorizar o trabalho da corporação e de seus integrantes, a frota de veículos foi renovada com a aquisição de mais de 17 veículos, entre viaturas e motocicletas, além de novos armamentos e equipamentos, bem como a constante realização de treinamentos de aperfeiçoamento e qualificação.
A corporação é composta por agentes alocados na Guarda Escolar, Centro de Comunicação e Monitoramento (Cecom), Guardiã Maria da Penha, Guarda Ambiental, Centro de Formação, Rondas Ostensivas Com Apoio de Motos, Postos Fixos, Setor Operacional, Motomec, Corregedoria, Secretaria e Administração.