Num espaço com aproximadamente 1.800 metros quadrados (m2), a Prefeitura de Itapevi centralizará num único local alguns dos principais serviços públicos de atendimento emergencial à população. A chamada Central de Resgate passará a atender, nos próximos dias, na rua Professor Dimarães Antônio Sandei, 264, na Cidade Saúde.
No local estão sendo instalados o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional Oeste Itapevi, todos eles para atendimento por 24 horas, portanto durante os sete dias da semana. De acordo com a Prefeitura, serão mais de 110 profissionais envolvidos em ações de segurança e proteção à vida e à saúde do itapeviense. As obras de adaptação do local foram iniciadas no ano passado e concluídas em maio deste ano.
Um dos motivadores dessa iniciativa é a chegada da unidade do Corpo de Bombeiros à cidade, com 15 bombeiros e previsão para chegar este efetivo chegar a 22, num convênio firmado entre a Prefeitura e o governo do Estado de São Paulo. A equipe contará com dois veículos, dos quais um caminhão tradicional auto bomba para combater incêndios e uma caminhonete de salvamento. A unidade será subordinada ao 1º Subgrupamento de Bombeiros do 18º Grupamento de Bombeiros, em Barueri.
As três corporações terão espaços próprios, como salas administrativas, almoxarifados, banheiros, centrais de atendimentos, entre outros.
A Prefeitura informou que os ajustes finais estão sendo feitos no local e que a Central de Resgate tem previsão para entrar em pleno funcionamento no final deste mês ou seja, na próxima semana. Apesar de enaltecer que as melhorias foram feitas com recursos próprios, a administração municipal não divulgou o montante investido na criação do espaço.