META É 40 MIL
Carapicuíba testa 1 mil pessoas para Covid-19 pelo aplicativo ‘Dados do Bem’
A Prefeitura de Carapicuíba anunciou na semana passada a concretização de uma parceria com o sistema chamado “Dados do Bem”, para pesquisar, mapear e testar em massa parte da população para verificação da disseminação do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino, em conjunto com a Zoox Smart Data, “Dados do Bem” é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. O sistema é cedido gratuitamente à população e ao poder público.
A partir daí, a Prefeitura divulgou ter adquirido, por meio de sua Secretaria da Saúde, 40 mil testes rápidos e testes RT-PCR para aplicar na população, desde que ela aderisse ao programa, o que pode ser feito pelo celular. O sistema “Dados do Bem” está disponível para Android e iOS, peloo site www.dadosdobem.com.br. Para fazer o teste destinado a pessoas que possuem sintomas da Covid-19, ou que tiveram contato com algum caso positivo, basta preencher um cadastro e responder a um questionário de auto avaliação. A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de o usuário estar infectado pela Covid-19, podendo ser encaminhado para o teste rápido ou RT-PCR.
De acordo com a Prefeitura, desde 16 de julho teriam sido realizados os testes em pouco mais de 1 mil moradores. Cerca de 200 pessoas apresentaram resultado positivo para Covid-19, em casos que são monitorados pela Secretaria de Saúde. Elas podem indicar até cinco pessoas, com quem tiveram contato, para também realizarem o teste.
Também segundo a administração municipal, mais de 3.500 carapicuibanos teriam baixado o aplicativo.
Uma vez encaminhados para os testes, essas pessoas se dirigem ao Ginásio de Esportes Ayrton Senna, na Cohab, onde estão centralizados os serviços da Secretaria da Saúde.