Início Política Regional Interlegis capacita servidores dos legislativos à realidade das sessões virtuais

Interlegis capacita servidores dos legislativos à realidade das sessões virtuais

642
0

Desde o início do isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Interlegis vem capacitando servidores de câmaras municipais que necessitam se adaptar às sessões plenárias em caráter virtual. Criado em 1997, o Interlegis é o braço do Senado Federal que adota diversas medidas visando à modernização e à integração do Legislativo brasileiro.
No final de março, o setor criou o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R), que tem possibilitado a deliberação de matérias por videoconferência. Entre os meses de abril e junho, 330 servidores legislativos, divididos em 40 turmas, já receberam orientações sobre a utilização da tecnologia.
O diretor Executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, acredita que a votação à distância nos parlamentos é uma tendência atual e para o futuro. “O Interlegis está disponibilizando o que há de mais moderno para as casas legislativas brasileiras. Uma inovação que surgiu da necessidade de adaptação ao período da pandemia, mas que deverá permanecer, tendo em vista que muitos modelos e padrões antigos estão sendo revistos”, avaliou.
Novas turmas para as oficinas do Interlegis são criadas constantemente e uma delas já está programada para o curso a ser iniciado na segunda-feira, 27 de julho. Como pré-requisito, os servidores deverão ser preferencialmente colaboradores de casas que já utilizam o SAPL e precisam acessar o site www.interlegis.leg.br/eventos para garantir a inscrição.