Avó de Jesus Cristo, Santa Ana é celebrada padroeira de Santana de Parnaíba
A cidade de Santana de Parnaíba celebra neste domingo, 26 de julho, o dia de sua padroeira, Santa Ana ou Sant’Ana.
Pouco se sabe sobre a vida de Ana, além de poucas citações em alguns evangelhos, mas fundamentalmente que ela era mãe de Maria de Nazaré, esposa de Joaquim e avó de Jesus. Sabe-se também que, após o nascimento da Virgem Maria, ela teria tido mais uma ou duas filhas: Maria Salomé e Maria de Cleofas.
A devoção aos pais de Maria é muito antiga no Oriente, onde foram cultuados desde os primeiros séculos de nossa era, atingindo sua plenitude no século VI. Já no Ocidente, o culto de Sant’Ana remonta ao século VIII, quando, no ano de 710, suas relíquias foram levadas da Terra Santa para Constantinopla e, depois, distribuídas para muitas igrejas do Ocidente, estando a maior delas na igreja de Sant’Ana, em Düren, Renânia, Alemanha.
Seu culto foi tornando-se popular na Idade Média, especialmente na Alemanha. Em 1378, o Papa Urbano IV oficializou seu culto. Em 1584, o Papa Gregório XIII fixou a data da festa de Sant’Ana em 26 de Julho, e o Papa Leão XIII a estendeu para toda a Igreja, em 1879.
Antes disso, em 1580, com o povoado criado muito usado pelos bandeirantes já se desenvolvendo às margens do rio Tietê, sua fundadora, Suzana Dias, batizou o que hoje é a igreja matriz da cidade com o nome de Sant’Ana, de quem era devota.
São Joaquim, o marido de Santa Ana, teve seu aniversário comemorado em outras duas datas (20 de março e depois em 16 de agosto). Para diminuir as dúvidas e eventuais confusões, o Papa Paulo VI associou a ambos numa única data, 26 de julho, como forma de celebrar nesse dia os pais de Maria Santíssima.
Com a popularização da data, e pelo fato de Ana e Joaquim serem os avós de Jesus Cristo, a data também foi escolhida como Dia dos Avós.
Em Santana de Parnaíba, a data é considerada feriado e, de forma geral, as cerimônias são orientadas pela igreja, com procissões e missas que normalmente contam com o apoio estrutural da Prefeitura local.
Ao fechamento desta edição, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santana de Parnaíba informou à reportagem do jornal Página Zero que uma programação especial será elaborada para celebrar o Dia da Padroeira, com missa presencial e transmissão pelas redes sociais nesta sexta-feira, 24; e sábado, 25, a partir das 20 horas. Trata-se da realização do Tríduo, com transmissão pela página do Facebook da Paróquia Santa Ana – Diocese de Jundiaí.
No domingo, dia 26, Dia da Padroeira, acontecerá uma celebração especial, com missas presenciais às 9 e às 15 horas, também transmitidas pelo Facebook. Às 11h30 acontece a venda da Feijoada Santa Ana, com compra pelo WhatsApp (97200-3020) e retirada via drive-thru pela lateral da Igreja Matriz. Por fim, nova missa será realizada às 18h30, seguida de show pirotécnico.
Para participar das missas presenciais, os fieis devem agendar sua presença pelo telefone da paróquia: 4154-2401.
Todos esses eventos devem ser realizados seguindo-se os protocolos de saúde determinados, como o uso de máscaras, distanciamento social e uso de álcool em gel.