Com o propósito de prestar melhor acolimento à população em situação de rua da cidade, a Prefeitura de Carapicuíba anunciou a criação de um Alojamento Emergencial para esse público. A justificativa da medida se dá diante da crise de saúde apresentada pela disseminação da pandemia de Covid-19, que impõe a essa população ainda maiores dificuldades em relação à prevenção, ou mesmo situações corriqueiras, como a higiene pessoal.
O espaço oferecerá estrutura para que moradores de rua possam pernoitar (das 19 às 7 horas, todos os dias da semana), armário para deixar pertences, banheiros com chuveiro e itens de higiene pessoal, além de refeições como jantar e café da manhã.
Localizado na avenida General Teixeira Lott, o Alojamento Emergencial deverá disponibilizar 100 camas por noite e terá equipe formada por psicólogos, cuidadores, assistentes sociais e profissionais das áreas de segurança e recepção. Para facilitar o acesso ao local, a Secretaria de Assistência Social fará buscas ativas em pontos de maior circulação da cidade.
Segundo a Prefeitura, o Alojamento deverá ficar pronto ainda em agosto, mas a data não foi divulgada para sua liberação ao público alvo da ação. O espaço deverá funcionar até dezembro deste ano, podendo ser prorrogado.