Início Cidades Controle de Zoonoses mantém vacinação de rotina contra a raiva

Controle de Zoonoses mantém vacinação de rotina contra a raiva

747
0
Serviço vacina cães e gatos contra a doença (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Osasco divulgou nesta semana que seu Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), órgão vinculado à Secretaria de Saúde, mantém o serviço de vacinação contra a raiva em cães e gatos, mesmo após a suspensão de campanha nacional promovida anualmente em agosto.
A suspensão ocorreu por determinação do Ministério da Saúde (Ofício Circular nº 66/2020/SVS/MS), inicialmente motivada pelos critérios de segurança em saúde necessários ao combate à Covid-19; mas referendada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, mostrando que, no Estado, a situação epidemiológica da raiva (variante 2) está controlada. A Prefeitura se apoiou em relatório estadual apontando que o último registro de caso humano que contraiu a doença da raiva (por cães e gatos) ocorreu no ano de 1997, e nos pets, em 1998. Desde então, todos os casos humanos registrados no Estado foram causados por variantes 3, de morcego hematófago Desmodus rotundus.
O Centro de Controle de Zoonoses de Osasco manterá apenas a vacinação de rotina no posto fixo, localizado na avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1881, Jardim das Flores. Para o atendimento serão disponibilizadas pelo Ministério de Saúde cem doses mensais.
A vacinação ocorrerá apenas uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, mas, para obter o serviço, o munícipe precisará fazer o agendamento antecipado no Núcleo de Controle de Zoonoses, por meio dos telefones 3696-4272 e 3599-5088.