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Para atender aumento da demanda em 33%, Central 156 de Osasco passa a disponibilizar aplicativo

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O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) desenvolveu em Osasco — aproveitando que índices mundiais revelam que parte da população tem se dedicado mais tempo aos aplicativos de smartphones — uma ferramenta digital cujo propósito é facilitar o atendimento e a busca por serviços oferecidos pela Central 156, da Prefeitura local. Trata-se de um recurso disponível para os sistemas Android e iOS, que permitirá a ampliação do leque de atividades procuradas pela população junto à Central.
Segundo o ICI, poda de árvores, tapa-buraco, coleta de entulho, limpeza de bueiros, entre outros serviços agora poderão ser solicitados à Prefeitura pelo app. O gerente de projetos, André Moro, explicou que, nesta primeira versão, foi disponibilizada para o público a possibilidade de abertura de solicitações de 17 tipos diferentes de serviços. “Esses serviços, juntos, concentram 70% da demanda de solicitações abertas na Central 156”, ressaltou, completando: “Colocar os serviços municipais ao alcance de todos por smartphone é um passo fundamental para tornar as cidades mais inteligentes”.
Informações prestadas pelo próprio ICI revelam que a pandemia da Covid-19 incrementou a operação da Central 156 em Osasco: teria sido registrado um salto de 33% no volume de atendimentos prestados à população. O serviço, que antes recebia em média 27 mil chamados por mês, viu o número aumentar para 36 mil.
Um dos principais motivos é a mudança no formato de atendimento. Demandas que antes eram realizadas presencialmente, conforme procura espontânea da população, passaram a ser encaminhadas por meio da Central 156. Moro explicou que, para essa nova realidade, foram feitas as adaptações necessárias nos sistemas. “Organizamos tudo para que as mudanças acontecessem da forma mais tranquila, tanto para a equipe de atendimento da Central, quanto para a população.”
Osasco conta com a central de atendimento desde 2011. O novo canal de atendimento, assim como o contato por telefone, chat e e-mail, funciona 24 horas, 7 dias por semana, inclusive aos domingos e feriados.