Em retorno às suas atividades normais e presenciais depois de ter se mantido em isolamento e se curado da Covid-19, o governador João Doria (PSDB) anunciou na segunda-feira, 24, que o Estado de São Paulo, por meio da Junta Comercial (Jucesp), suspendeu a cobrança de tarifa para abertura de novas empresas. O anúncio aconteceu em entrevista coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, e revela o objetivo de impulsionar o empreendedorismo e estimular a economia, atenuando os impactos na geração de emprego e renda decorrentes da pandemia do novo coronavírus.
Os novos negócios passam a ter o benefício concedido por 60 dias desde a terça-feira, 25, após a publicação no Diário Oficial do Estado da Portaria Jucesp nº 30. A suspensão da cobrança vale para empresas classificadas como Limitada (Ltda), Empresário Individual por Responsabilidade Limitada (Eireli), Sociedade Anônima (S/A), Empresa Pública, Empresário Individual (EI) e Sociedade Cooperativa.
O governo estadual atribuiu à Jucesp dados que apontam um crescimento gradativo nos números de abertura de empresas em São Paulo, mesmo durante a pandemia. A partir de maio, pequenas altas foram registradas, com 10.882 novas empresas naquele mês, e 15.918 no mês seguinte, junho. Já em julho teria ocorrido recorde de abertura de empresas em São Paulo neste ano, com 21.788 novos negócios. O número foi superior ao de fevereiro (antes da pandemia), que até então registrava a maior alta, com 18.042. Também superou as inscrições verificadas em julho de 2019, quando 20.187 empresas foram registradas.
Início Geral PZ Para estimular empreendedorismo, governo paulista dispensa tarifa para abertura de novas empresas