Início Geral PZ Possíveis casos de reinfeção do coronavírus são investigados em São Paulo, Rio...

Possíveis casos de reinfeção do coronavírus são investigados em São Paulo, Rio e Santa Catarina

607
0

Após o primeiro registro mundial de reinfecção pela Covid-19, em Hong Kong, há uma semana, o governo de São Paulo investiga o que poderia ser o primeiro caso no Brasil de paciente reacometido pela doença. O coordenador do Centro de Contingência para o coronavírus do Estado, José Medina, afirmou na quarta-feira, 26, que o caso está sob análise e que não há motivos para preocupação.
O Hospital das Clínicas de São Paulo investiga casos de sete pacientes com suspeita de reinfecção pelo coronavírus. Segundo Medina, “são pessoas que tiveram a doença e, por alguma razão, mantiveram o esqueleto do vírus. Quando amplificado no exame, ainda aparece positivo”.
Pesquisadores do hospital estão fazendo sequenciamento genético para avaliar se são vírus diferentes, se houve mutação ou se o mesmo vírus da primeira infecção voltou a se manifestar. Outros pacientes também estão sendo monitorados pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.
A possibilidade de reinfecção assustou pessoas em todo o mundo, já que cientistas encontraram um paciente infectado duas vezes pela Covid-19, em Hong Kong. Nesta semana, cientistas europeus afirmaram que existem mais dois casos desse tipo: um na Holanda e um na Bélgica, mas ainda não divulgaram informações. Também no Brasil, além de São Paulo, já surgem notícias de possíveis reinfecções no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, todos em investigação.

MINISTÉRIO DESMENTE

Enquanto circula o noticiário sobre possíveis reinfecções no país, o Ministério da Saúde informou que “até o momento, todos os casos suspeitos de reinfecção pela doença foram investigados e descartados pelas equipes de vigilância epidemiológica dos estados e municípios”.
A informação foi passada ainda na quarta-feira, 26, durante coletiva de imprensa on-line para atualização do cenário epidemiológico da Covid-19 no país. A pasta divulgou ainda as notificações de casos e óbitos pelos novos critérios de confirmação (ver quadro).
O diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Eduardo Macário, esclareceu que, até o momento, o Brasil não possui caso confirmado de reinfecção pela Covid-19. Segundo ele, o Ministério tem prestado apoio para as equipes de vigilância das secretarias estaduais e municipais de saúde envolvidas na investigação de supostos casos. “Uma segunda infecção é um evento raríssimo e, no Brasil, a maioria dos casos investigados aponta para a ocorrência de resultados falsos positivos, amostras contaminadas e para a detecção de partículas virais inertes (sem capacidade de transmissão)”, destacou.

Fontes:
G1 / Brasil 61 / Ministério da Saúde