Desde o dia 19 de agosto a Prefeitura de Carapicuíba vem promovendo junto à população testagem gratuita para apurar quem está infectado com o novo coronavírus. Em sistema de drive-trhu, no qual as pessoas não precisam sair do veículo para participar do programa, a ação envolvia idosos acima dos 60 anos de idade.
Nesta semana, no entanto, a Prefeitura divulgou que está ampliando a testagem, agora em pessoas a partir de 50 anos e que atendam a algumas dessas especificidades: possuir doença crônica, ser motorista de aplicativo, motoboy, taxista na cidade ou trabalhador de mercado, farmácia, posto de gasolina e padaria.
Para realizar o teste e receber o resultado é necessário baixar, gratuitamente no celular Android ou iOS, o aplicativo Dados do Bem, além de levar o RG, comprovante de endereço, cartão SUS, laudo médico ou receita do medicamento (para as pessoas com doenças crônicas), cadastro em aplicativos de transporte (para os motoristas de aplicativo) e inscrição em Carapicuíba (para taxistas). Já os trabalhadores de mercado, farmácia, posto de gasolina e padaria deverão levar a carteira de trabalho ou uma declaração de vínculo empregatício. O público-alvo selecionado será testado mesmo não apresentando sintomas da Covid-19. Por isso, neste caso, não é necessário responder ao questionário de autoavaliação do aplicativo.
O resultado será disponibilizado através do aplicativo Dados do Bem em até cinco dias úteis após o exame.
O tipo do teste é o de biologia molecular, conhecido como RT-PCR, que detecta a doença em seu estágio inicial, através da identificação do material genético do vírus em secreções da mucosa nasal e da garganta.
A testagem é feita no Parque dos Paturis, avenida Marginal do Ribeirão, s/nº (portão D), de segunda a sexta-feira, a partir das 8 horas, por ordem de chegada.