O governador João Doria (PSDB) anunciou na segunda-feira, dia 31 de agosto, a abertura de 20 mil vagas exclusivas para mulheres em cursos on-line gratuitos na área de Tecnologia da Informação (TI). Cidadãs residentes nos 645 municípios do Estado poderão participar dos cursos virtuais e buscar profissionalização na área. As inscrições estão abertas e deverão ser realizadas somente até esta sexta-feira, 4 de setembro.
“O governo de São Paulo abriu 20 mil vagas em cursos de Tecnologia da Informação, exclusivamente para mulheres. São quatro opções gratuitas de cursos com duração de 80 horas. As aulas começarão no próximo dia 14 de setembro e poderão ser feitas remotamente, da própria casa da mulher que se inscrever”, destacou Doria.
A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que viabilizou os cursos por meio do programa SP Tech, com o objetivo de criar oportunidades para que mais mulheres tenham formação na área de TI. Levantamento realizado pela pasta apontou que a procura pelos cursos de tecnologia do SP Tech é baixa entre mulheres. De 30 mil inscritos desde o ano passado, apenas 1/3 é do sexo feminino.
Para participar dos cursos, as interessadas deverão realizar as inscrições em www.cursosviarapida.sp.gov.br. Poderão se inscrever candidatas a partir de 16 anos, alfabetizadas e domiciliadas no estado de São Paulo. Caso o número de inscritas seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as desempregadas, com baixa renda e com deficiência. A convocação das candidatas ocorrerá por e-mail e a previsão de início das aulas é 14 de setembro. Para receber o certificado, a estudante deverá completar a carga horária total do curso e atingir 7,5 de média nas avaliações.
Serão quatro opções de cursos introdutórios, oferecidos na plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Com duração de 80 horas, que poderão ser concluídos em três meses, os cursos são: Lógica de Programação, Banco de Dados, Desenvolvedor Web e Desenvolvedor Mobile. Todas as aulas serão realizadas no formato online, no modelo de Ensino à Distância (EAD), sem que as participantes precisem sair de casa.