Início Esportes Santos ‘puxa’ a fila dos paulistas em rodada do retorno da Libertadores...

Santos ‘puxa’ a fila dos paulistas em rodada do retorno da Libertadores 2020

1218
0
As batalhas pela cobiçada taça da Libertadores, em poder do Flamengo, recomeçam após seis meses

Com a participação de sete clubes brasileiros que em seus respectivos grupos ou lideram ou estão em segundo lugar, as emoções da Copa Libertadores da América de 2020 estarão de volta a partir da terça-feira, 15. A mais importante competição do futebol continental está suspensa desde o encerramento da segunda rodada da fase de grupos, disputada em março, devido à pandemia do coronavírus (Covid-19). A exemplo das partidas de outros torneios, os duelos deverão ser promovidos com arquibancadas vazias, entre outras medidas para que se evitem aglomerações e contágios.
O Athletico, que aparece na segunda colocação do grupo C, com 3 pontos ganhos, será o primeiro time do país a entrar em campo: o Furacão paranaense enfrentará como visitante o líder Jorge Wilstermann, da Bolívia, a partir das 19h15 da terça-feira, 15; os donos da casa também têm 3 pontos, mas levam vantagem nos critérios de desempate. Mais tarde, a partir das 21h30 do mesmo dia, Santos x Olimpia (Paraguai), protagonizarão briga direta pela ponta do grupo G, no qual o “Peixe” tem 6, contra 4 pontos dos visitantes.
A tabela reserva para a quarta-feira, 16/9, às 19h15, Internacional/RS x América de Cali (Colômbia), confronto do grupo E, liderado pelo alvirrubro gaúcho. Depois, às 21h30, o Grêmio/RS esgrimirá contra o Universidad Católica, no Chile, defendendo ao menos a manutenção da segunda casa do bloco no qual seu arquirrival em Porto Alegre dá as cartas, embora tenha a mesma pontuação que o Colorado (4 pontos ganhos), mas números aquém. Simultaneamente, começará na Bolívia o confronto Bolívar x Palmeiras, movimentando o grupo B, em que o Verdão ocupa o topo, com 6 pontos — 3 a mais do que o Guarani paraguaio.
Para a quinta-feira, 17, ficaram São Paulo x River Plate, às 19 horas, e Independiente del Valle x Flamengo, a partir das 21 horas, no Equador. O tricolor paulista e o atual vice-campeão da Copa Libertadores têm ambos 3 pontos ganhos no grupo D, mas os argentinos apresentam vantagem nos critérios de desempate. A situação é semelhante à do grupo A, pois o Del Valle e o rubro-negro carioca (vencedor da edição de 2019), nesta ordem, somam 6 pontos ganhos.

BAHIA E VASCO

A Copa Sul-Americana de futebol, também suspensa pela pandemia do coronavírus em março, quando os brasileiros Bahia (BA) e Vasco (RJ) ganharam o direito de avançar à segunda fase, ainda não tem data definida para sua retomada. A Confederação Sul-Americana (Conmebol) trabalha com a probabilidade de reiniciar o torneio na terceira semana de outubro.