Início Política Regional Nova edição de convenções define mais candidatos às prefeituras da região

Nova edição de convenções define mais candidatos às prefeituras da região

1272
0

No primeiro final de semana (entre 4 e 7 de setembro) depois da abertura do período dedicado às convenções partidárias para a definição de candidaturas à eleição deste ano, diversos líderes políticos da região tiveram seus nomes confirmados na corrida às prefeituras, cujos nomes foram divulgados na edição da semana passada deste Página Zero (ed. nº 1461, de 4/9/20).
Dentro do novo calendário eleitoral, reeditado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em função da pandemia da Covid-19, o período das convenções partidárias foi iniciado em 31 de agosto e encerrado na última quarta-feira, dia 16.
No segundo e último final de semana dentro desse período (11 a 13/9), outros nomes foram definidos e encerram o período das escolhas, iniciando propriamente dito o período oficial de campanha.
Novamente a reportagem do Página Zero elabora neste espaço um resumo das convenções e dos nomes oficializados nos últimos dias, em cada uma das cidades da região.

OSASCO

Em Osasco, as principais candidaturas foram oficializadas neste último final de semana. Duas delas foram realizadas no sábado, 12: a do atual prefeito Rogério Lins, do Podemos; e do Dr. Lindoso, do Republicanos.
Lins promoveu sua reunião de forma virtual e enalteceu a aliança de 15 partidos em torno de sua candidatura, cada uma delas com uma chapa de aproximadamente 34 candidatos a vereador. Ele já havia adiantado que sua atual vice-prefeita Ana Maria Rossi lhe acompanhará na dobradinha deste ano. Ao falar de sua experiência de primeiro mandato como prefeito, disse: “Construímos um plano de governo pensado em cada pedacinho da nossa cidade, que pensasse em avançar em cada setor, para fazer com que a vida do osasquense fosse cada dia melhor”.
Já a convenção do Republicanos, do atual vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Dr. Lindoso, apesar de se programar virtual, teria reunido presencialmente cerca de 500 pessoas, segundo seus organizadores. O senador Major Olímpio (PSL) esteve ao lado do candidato expressando seu apoio. Durante esta semana, Lindoso apresentou seu candidato a vice-prefeito: será o engenheiro e oficial da reserva Coronel PM Lucena (PSC).
No sábado, dia 13, outras duas convenções foram realizadas: numa coligação entre o Solidariedade e o Pros, ficou definida a candidatura de Marco Souza “Dateninha” à Prefeitura de Osasco, que terá em sua chapa Marco Ribeiro como candidato a vice.
Por fim, o ex-prefeito por duas vezes da cidade e atual deputado estadual Emidio de Souza, do PT, teve também a formalização de seu nome em convenção virtual, que chegou a contar com a participação dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. O vice-prefeito da chapa de Emidio também já era conhecido: o pastor Silvio Neves, do PTB, que completa a aliança que tem o próprio PT e o PV.
“Espero que essa campanha seja sem ódio ou ataques pessoais por parte dos candidatos, pois da minha boca não sairá isso. A campanha é para debater projetos”, ressaltou Emidio.

CARAPICUÍBA

A única convenção de candidatura de maior destaque em Carapicuíba foi realizada no domingo, 13, quando o Partido dos Trabalhadores (PT) definiu o nome do ex-prefeito Sergio Ribeiro para tentar o retorno ao comando do Executivo da cidade. A chapa definiu ainda o nome de Jecivaldo Albuquerque, diretor do Sindicato dos Vigilantes de Osasco e Região como vice-prefeito, mas mesmo no local havia forte corrente afirmando que essa composição ainda poderá ser alterada. “Pra nós, [a candidatura] não se trata de um projeto pessoal; se trata de um projeto político, transformador da sociedade”, discursou Serjão durante o encontro.
Na semana passada, este Página Zero já havia divulgado também a formalização dos nomes de outros dois candidatos à Prefeitura de Carapicuíba: Marcos Neves (PSDB) e Professora Sônia (PSD).

BARUERI

Além da candidatura do atual prefeito Rubens Furlan (PSDB), também divulgada na semana anterior; o PT promoveu no domingo, 13, convenção virtual que definiu o nome de Baltasar Rosa novamente candidato ao Executivo municipal. Baltasar já foi adversário direto de Rubens Furlan na eleição de 2004, quando obteve 8,4% dos votos válidos, contra 78,6% do atual prefeito, que neste ano estará tentando seu sexto mandato.

JANDIRA

O atual prefeito de Jandira, Paulo Barufi, teve seu nome confirmado para tentar a reeleição pelo seu partido, o PTB. A convenção foi realizada na Câmara Municipal no domingo, 13, e havia expectativas dos presentes em relação à divulgação de quem iria compor a chapa como vice-prefeito. Barufi revelou, no entanto, que será uma candidata a vice-prefeita, a ex-secretária de Educação, professora Ana Paula Correa Leite, do PL. A coligação em torno dos nomes dos dois será composta ainda pelo PRTB, PMN e Podemos.
Barufi falou de sua intenção em repetir o mandato: “Pretendo continuar trabalhando seriamente para a população” e completou falando do plano de governo: “serão propostas de acordo com a realidade da cidade”.
Na semana passada, outras duas candidaturas na cidade também foram divulgadas: a do ex-vereador e médico Dr. Sato (PDB) e do também ex-vereador Zezinho (PT).
SANTANA DE PARNAÍBA

Na semana passada, o atual prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar (PSDB), apresentou em convenção o nome escolhido do partido para sua sucessão, o atual vereador e correligionário Marcos Tonho.
Nesta última semana, no sábado, 12, foi a vez do PSD referendar o nome do ex-prefeito Silvinho Peccioli para tentar novo mandato à frente do Executivo local. Silvinho já governou a cidade por três mandatos: de 1997 a 2000; de 2001 a 2004; e de 2009 a 2012. Também foi deputado federal por um mandato.
Dentro da coligação “Por Amor a Parnaíba”, o candidato a vice prefeito será o atual vereador Magno Mori, do PSB.
“Estaremos na linha de frente de uma batalha de resgate de Santana de Parnaíba”, discursou Silvinho.

PIRAPORA

As três principais candidaturas à Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus foram definidas nos últimos dias.
No sábado, dia 12, a primeira delas foi do atual vereador e ex-prefeito interino da cidade (entre 2017 e 2018) Dany Floresti, do PSD. Nesse período, Dany assumiu o principal posto político da cidade enquanto se desenrolava uma questão jurídica que impediu a posse de Raul Bueno (PSDB). Em eleição suplementar, Dany deu lugar à candidatura de Gregorio Maglio (PSD), que venceu o pleito e lhe “devolverá” o apoio na eleição deste ano.
Também no sábado, 12, Andréa Bueno, esposa de Raul Bueno, teve seu nome confirmado pela convenção do PSDB. Ao se dirigir aos correligionários da legenda, Andréa disse: “Sozinho, ninguém faz nada. Esse é o melhor time que uma candidata a prefeita poderia ter. Eu vou precisar muito de vocês”. O candidato a vice-prefeito de Andréa será o empresário Neno Freitas (Pode). Na eleição suplementar de 2018, Andréa foi justamente a oponente derrotada por Gregorio. Tenta, agora, seu primeiro mandado como prefeita.
Por fim, na véspera do encerramento do prazo, na terça-feira, 15, foi a vez do empresário Alessando Costa ter o seu nome confirmado pelo PSB. Na coligação “Pirapora Vai Mudar”, a líder comunitária Jamile, do Payol, foi escolhida para compor a chapa como candidata a vice-prefeita. Costa já tem experiência nesse tipo de eleição: em 2016, foi candidato a vice na chapa vencedora de Raul Bueno. Só não tomou posse porque o líder da chapa foi impedido pela Justiça.
“Agradeço o carinho de todos e a confiança que estão depositando nesse projeto”, encerrou o candidato Alessandro.
Na cidade de Itapevi, além de já apresentada candidatura do atual prefeito Igor Soares (Pode) à reeleição, nenhuma outra foi divulgada a tempo de ser citada nesta edição.
De acordo com o novo calendário eleitoral, os candidatos homologados neste período de convenções devem ter seus nomes inscritos no Tribunal Eleitoral até o dia 26 de setembro. O primeiro turno das eleições municipais em todo o país serão realizadas no dia 15 de novembro; nas cidades onde houver, o segundo turno será em 29/11.