Os parques públicos e municipais de Osasco, administrados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura local, foram reabertos à população no final do mês de julho (dia 25/7), depois de o prefeito Rogério Lins (Pode) ter assinado o Decreto nº 12.536, impondo condições de acesso reduzidas em face da pandemia da Covid-19. Segundo a nova determinação, os parques funcionam das 10 às 16 horas nos dias de semana e das 9 às 16 horas aos sábados, domingos e feriados.
Em razão dessa disponibilidade de horários em que o público não acessa tais locais, a administração municipal tem aproveitado para também promover obras de recuperação ou revitalização nesses espaços. É o caso, por exemplo, do Parque Chico Mendes, que ganhará um batistério. Além da piscina batismal, o novo equipamento terá deck com um púlpito para realização de cerimônias, arquibancadas para que familiares e amigos dos batizados possam acompanhar o ato e também vestiários feminino e masculino. A previsão da Prefeitura é de que até o fim de novembro o local seja reaberto para os batismos.
Há ainda espaços que serão recuperados com áreas verdes, como no Parque Ecológico do Jardim Bonança e também no Parque Nelson Vilha Dias.
O Parque Glauco Vilas Boas é outro que passa por recuperação. A Sabesp trabalha no local para recuperar o lago, que foi contaminado após um incêndio num galpão de uma empresa próxima à área de lazer. Ali, será construída uma quadra poliesportiva, sanitários, nova pista de caminhada, espaço pet, estacionamento, implantado playground, academia ao ar livre e nova iluminação em led. Além disso, o lago será cercado a fim de evitar acidentes.
O Parque Manoel Manzano é outro que ganha obras de revitalização, que incluem nova academia ao ar livre, iluminação de led e gramado sintético no campo de futebol, que também receberá bancos de reservas e novo alambrado.
O borboletário do Parque Ecológico Ana Luzia Moura de Freitas em breve será reformado. Também está em estudo a construção de um borboletário no Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos.
O Parque das Bicicletas, na rua Paula Rodrigues, no Jardim Piratininga, próximo ao Braço Morto do Rio Tiête, será readequado e deverá receber melhorias na infraestrutura e no paisagismo.
De todos os parques da cidade (ver quadro), apenas o Clóvis Assaf, localizado na Cidade das Flores, não foi reaberto pois passa por reforma em parceria com a Sabesp para despoluição do lago.
Em todos os demais, os munícipes utilizam os parques para prática de atividades físicas, como caminhada, corrida e alongamento e desfrutarem das áreas verdes. Todas as medidas de segurança sanitária são adotadas nos espaços. Na entrada, há um funcionário medindo a temperatura dos frequentadores, que devem usar máscaras.
Os frequentadores também são orientados a cumprir o distanciamento social. Nesse período não é permitido utilizar os bebedouros, playgrounds e as academias ao ar livre.
PARQUES MUNICIPAIS DE OSASCO
Parque Chico Mendes – Rua Lázaro Suave, nº 15, City Bussocaba.
Parque Clóvis Assaf (Parque Cidade das Flores) – Avenida Ipê.
Parque Nelson Vilha Dias (Parque Rochdale) – Avenida Esmeralda.
Parque Ecológico e Borboletário Ana Luiza Moura de Freitas (Parque Piratininga) – Rua David Silva, 111.
Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos (Parque Jardim das Flores) – Rua Georgina, 69.
Parque Glauco Villas Boas – Avenida Dr. Alberto Jackson Byington com a Alameda Roraima, Jardim 3 Montanhas.
Parque Santa Maria – Rua Eugênio Pacelli, 1030, Santa Maria.
Parque Manoel Manzano (Parque dos Metalúrgicos) – Rua Sérgio Pompeu.
Parque Inácio Pereira Gurgel (Escola-Parque) – Rua Nossa Senhora do Rosário, Km 18.
Parque Ecológico do Jardim Bonança – Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 615 – Jardim Bonança.
Parque das Bicicletas – Rua Paula Rodrigues, Jardim Piratininga (área próxima ao Braço Morto do Rio Tietê).
Parque Agostinho Bezerra (Parque Bela Vista) – Rua João da Rocha Lima, 117.
Pet Parque (Espaço destinado para cães) – Avenida Franz Voegeli, 930, Vila Yara.