Início Geral PZ Ministério da Saúde inicia campanha de vacinação de crianças e adolescentes em...

Ministério da Saúde inicia campanha de vacinação de crianças e adolescentes em todo o Brasil

753
0
Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde deu início na segunda-feira, 5 de outubro, a mais uma campanha nacional de vacinação, desta vez destinada a crianças e adolescentes menores de 15 anos. Apesar de a campanha ter atenção especial voltada para a poliomielite (paralisia infantil), os profissionais nos postos de saúde estarão atentos à cobertura vacinal desse público oferecendo outros tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças. Para tanto, é essencial que os pais ou responsáveis tenham em mãos a carteira de vacinação para que seja feita a correta avaliação de quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.
Especialistas avaliam que a cobertura tem oscilado nos últimos anos, principalmente em 2020 em que, por causa da pandemia de Covid-19, muitos pais têm evitado levar suas crianças para os postos de saúde.
Ao fazer o lançamento da campanha na sexta-feira, 2/10, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, conclamou: “Pedimos que a população, principalmente os pais, confiem nas vacinas, confiem que temos especialistas qualificados por trás disso, tomando todas as precauções e cuidados para garantir vacinas seguras e eficazes. Nós temos o maior sistema de imunização do mundo, motivo de muito orgulho e dedicação, e logo estaremos aqui, acrescentando neste rol, a vacina para combater a Covid-19”, pontuou.

POLIOMIELITE

Especificamente para o combate à poliomielite, o Ministério estipula um público alvo de 11 milhões de crianças de um ano a menores de 5 anos de idade, sendo que a meta é vacinar pelo menos 95% desse grupo. As crianças devem receber a “gotinha” da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. As crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas seletivamente conforme indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP. Em São Paulo, a expectativa da Secretaria de Saúde é que 2,1 milhões de crianças, de um universo de 2,2 milhões em todo o Estado, sejam vacinadas contra a poliomielite.
Ainda no Estado de São Paulo, serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomielite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A. Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Somando todos os tipos de vacinas, são mais de 5,2 milhões distribuídas nos postos do Estado para aplicação na população-alvo. A tabela completa com relação das vacinas, faixas etárias previstas para receber as doses e dados de cobertura está disponível no link: http://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/10/tabelavacinacao.pdf.
A Campanha contra Pólio e de Multivacinação segue até o dia 30 de outubro, segundo calendário elaborado pelo Ministério da Saúde. No dia 17, sábado, haverá o “Dia D”, com mais de 40 mil postos abertos em todo o país.