A seleção masculina brasileira começará sua trajetória rumo à Copa do Mundo de futebol de 2022 nesta sexta-feira, 9/10, enfrentando a Bolívia pelas eliminatórias sul-americanas. O primeiro duelo pela vaga no torneio que o Catar sediará está marcado para as 21h30 e será na Arena Itaquera, sem a presença de público em respeito aos protocolos sanitários de combate ao coronavírus (Covid-19). Depois de receber os bolivianos, os canarinhos voarão até Lima, cidade na qual vão encarar o Peru a partir das 19 horas da terça-feira, 13.
O grupo convocado por Tite para os dois jogos teve duas baixas após a divulgação da lista de 23 jogadores, há duas semanas: para o lugar do atacante Gabriel Jesus (Manchester City), entrou Matheus Cunha (Hertha Berlin/Alemanha). O goleiro Ederson, companheiro de Jesus no clube inglês, substituirá Alisson (Liverpool/Inglaterra). Os dois cortados ficaram de fora da lista por contusões.
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) tem, ao todo, quatro vagas diretas das 32 abertas pela FIFA para o Mundial do Catar, além de mais uma que poderá vir da repescagem contra seleções da Ásia e da Oceania. Assim, as seleções do continente (Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) vão se enfrentar pelo sistema de pontos corridos, com jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados garantem o acesso e ao quinto caberá a chance de se juntar a eles vencendo a repescagem.
Primeiros jogos do Brasil nas Eliminatórias
Dia Hora Jogo
09/10 21h30 Brasil x Bolívia
13/10 19h00 Peru x Brasil