Início Esportes NOTAS ESPORTIVAS

NOTAS ESPORTIVAS

1408
0

Começam as oitavas da Copa do Brasil

O duelo tricolor Fortaleza 3×3 São Paulo abriu na noite de quarta-feira, 14, as oitavas de final da Copa do Brasil de futebol desta temporada. Esta etapa da competição será disputada por 16 clubes em jogos eliminatórios. O duelo de volta entre as equipes paulista e cearense está marcado para o domingo, 25/10, agora no Morumbi, a partir das 20h30. Os demais confrontos serão promovidos entre 27 e 29/10: Botafogo (RJ) x Cuiabá (MT); Santos x Ceará (CE); Atlético (GO) x Internacional (RS); Athletico (PR) x Flamengo (RJ); Corinthians x América (MG); Bragantino x Palmeiras e Grêmio (RS) x Juventude (RS).

São Paulo se despede contra o Binacional…

A fase de grupos da Copa Libertadores da América de futebol está se aproximando do final e, no meio da semana que vem, com a disputa da sexta e última rodada desta etapa, serão conhecidos os 16 clubes que avançarão às oitavas de final, quando os jogos passarão a ser eliminatórios. Dos sete clube brasileiros que entrarão em campo, apenas o São Paulo já está alijado e na terça-feira, 20/10, apenas cumprirá tabela no Morumbi contra o Binacional (Peru), “lanterna” do grupo 4 e também já fora do páreo. Com 4 pontos ganhos, o tricolor poderá chegar a apenas 7 e, portanto, não alcançará os líderes LDU (Equador) e River Plate (Argentina), que, respectivamente, têm 12 e 10 pontos e vão se digladiar na rodada decisiva.
Outros dois clubes paulistas, Palmeiras e Santos, ambos com 13, já carimbaram as respectivas passagens. O Verdão está no grupo B e bastará empatar diante do Tigre (Argentina) em casa, a partir das 21h30 da quarta-feira, 21, para terminar em primeiro lugar. O “Peixe” receberá o Defensa y Justicia (Argentina), segundo colocado do grupo G com 6, em partida marcada para a terça-feira, 20, a partir das 19h15.

… Flamengo e Athletico jogam como líderes…

Os rubro-negros Flamengo (RJ) e Athletico (PR) também estão no topo dos seus grupos: A e C. O clube carioca, atual campeão do torneio, tem 12 pontos ganhos e recepcionará o Junior (Colômbia) na quarta-feira, 21, a partir das 21h30, simultaneamente a Peñarol x Athletico, em Montevidéu. O “Furacão” chegará ao Uruguai com 10 pontos ganhos e, se ao menos empatar, virará a fase em primeiro lugar.

… e Inter depende de empate para seguir na Libertadores

A dupla gaúcha Grêmio e Internacional está no grupo E. Com 10 pontos ganhos, o Tricolor faz até o momento melhor campanha que o arquirrival e será mandante contra o América de Cali, em Porto Alegre (RS), na quinta-feira, 22, às 21h30. O Colorado está em segundo lugar com 8 — 3 a mais que os colombianos (em 3º, com 5) e para eventualmente não precisar de uma “mãozinha” dos gremistas tem de ao menos empatar em Santiago (Chile), onde encarará o Universidad Católica, já eliminado, com 4.

GEO volta ao fundo do poço

Prestes a completar 13 anos de atividades desde sua fundação em 17 de dezembro de 2007, o Grêmio Esportivo Osasco (GEO) caso não mude de município e permaneça com esta denominação, representará a cidade em 2021 no torneio que a Federação Paulista de Futebol (FPF) trata por “Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão”, mas que, na prática, equivale ao quarto e último degrau profissional da modalidade no Estado. O fundo do poço foi atingido no sábado, 10/10, quando a equipe osasquense, já em penúltimo lugar no Paulista Série A3 e portanto com a corda no pescoço — precisando vencer e ainda torcer contra dois adversários que se enfrentaram na 15ª e derradeira rodada da fase de classificação do torneio — perdeu por 1×0 para o Noroeste.
Com a derrota em Bauru diante do líder, o último prego no caixão do GEO foi batido e o clube acabou “enterrado” levando para o túmulo apenas 12 pontos ganhos somados. O GEO já esteve na Quarta Divisão em 2008, em sua primeira competição profissional, quando a entidade ainda usava a expressão “Série B”.
Campanha pior do que a dos gremistas, apenas o Paulista de Jundiaí. Campeão da Copa do Brasil de 2005 e vice-campeão paulista de 2004, o Galo da Japi, que subira de patamar em 2019 como campeão sub 23, foi o lanterna da A3 2020 com apenas 11 pontos ganhos.

Noroeste termina em primeiro

Com 35 pontos em 15 jogos, o Noroeste, tradicional agremiação de Bauru, terminou a fase de classificação como líder entre os oito melhores que avançaram para a próxima etapa da Série A3. Os confrontos na ida, de acordo com a tabela divulgada pela FPF, serão Batatais (7º) x EC São Bernardo (2º), a partir das 15 horas; Linense (6º) x Comercial (3º), às 17 horas do sábado, 17. Os confrontos Nacional (8º) x Noroeste (1º) e Velo Clube (5º) x Capivariano (4º), acontecem respectivamente às 15 e às 17 horas do domingo, 18. Com os mandos invertidos, os duelos da volta ficaram marcados para 24 e 25/10.

São Caetano leva título nos penâltis

Equipe do São Caetano comemora o terceiro título da A3 e a volta à elite (Foto: Fabrício Costa / Futura Press / Estadão Conteúdo)

O São Caetano sagrou-se tricampeão da Série A2 na segunda-feira, 12 de outubro, quando em seu estádio bateu nos pênaltis (4×3) o São Bento. O “Bentão” forçou a decisão por tiros livres da marca da cal após derrotar o “Azulão”, no tempo normal, por 1×0. Três dias antes, na sexta-feira, 9, a equipe do ABC vencera em Sorocaba por 3×2. Os dois finalistas, que haviam sido rebaixados em 2019, estarão de volta à Série A1 em 2021. O São Caetano também venceu as edições de 2000 e de 2017.