Início Política Regional Direção do PTB pressiona e tira o vice da chapa de Emidio...

Direção do PTB pressiona e tira o vice da chapa de Emidio em Osasco

939
0
Emidio (ao centro) troca o pastor Silvio (à dir.) pela professora Zélia Lucas (à esq.)

A informação já era amplamente divulgada desde o final de setembro, com o encerramento do período das convenções partidárias e escolha dos candidatos à eleição de 15 de novembro próximo, de que o escolhido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) a disputar o cargo de prefeito de Osasco, Emidio de Souza, poderia enfrentar problemas em relação à indicação do pastor Silvio Neves, do PTB, como seu candidato a vice-prefeito.
Já naquela oportunidade, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, aliado do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), anunciava que proibiria qualquer um de seus filiados a integrarem composições ou coligações com o PT. Nesta semana, a pressão da liderança nacional surtiu efeito e uma decisão da Justiça Eleitoral retirou o PTB da coligação “Osasco quer mudança”, encabeçada pelo PT, e o pastor Silvio Neves pediu a retirada de seu nome da chapa, para não prejudicar legalmente a candidatura majoritária.
Ao lado de correligionários e apoiadores, Emidio usou as redes sociais para se manifestar: “Mais uma vez é a tentativa de usar a Justiça para impedir uma eleição legítima, limpa e democrática. Quero manifestar a minha indignação com esse tipo de comportamento, mas isso não vai impedir a nossa caminhada à vitória”, disse o candidato.

PROFESSORA ZÉLIA

Ao mesmo tempo, Emidio também anunciou a professora Zélia Lucas Patrício como substituta do pastor Silvio na chapa que disputará a eleição para a Prefeitura. Moradora da Chácara Fazendinha, Zélia é natural de Osasco, tem 55 anos, 3 filhos e 4 netos. Professora da rede municipal, ela é técnica em enfermagem e tem graduação em Serviço Social, em Pedagogia, em História e cumpre o 3º ano do curso de Psicologia. Atual vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Zélia também atua no movimento negro e de mulheres e coordena o Movimento de Moradia Vermelho Para Lutar.
Zélia é filiada ao PT e estava registrada no TSE como candidata a vereadora. Até a quinta-feira, 22, data do fechamento desta edição, seu nome não aparecia no site do Tribunal como vice de Emidio, o que deverá ocorrer nas próximas horas.