Início Política Regional Mulheres são maioria entre os eleitores, mas minoria em candidaturas

Mulheres são maioria entre os eleitores, mas minoria em candidaturas

588
0

Exemplo que já vem sendo observado desde eleições anteriores, em todo o Brasil as mulheres representam mais da metade do eleitorado nacional; porém acabam sendo minoria na proporção total de candidatos. Na eleição deste ano, por exemplo, dos mais de 147,9 milhões de eleitores brasileiros, 52,5% são mulheres e 47,5 de homens. Já em relação ao número total de 557.389 candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, apenas 33,6% são do sexo feminino, enquanto a maioria dos pretendentes aos cargos públicos (66,4%) é de homens. Os percentuais são praticamente os mesmos no Estado de São Paulo (quadro acima).

A situação também se repete em cada um dos sete municípios da região Oeste da Grande São Paulo: no total, entre candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, são 3.080 inscritos na Justiça Eleitoral para o pleito deste ano, sendo 67,3% homens e 32,7% mulheres. Os números se invertem quando tratam do eleitorado: de pouco mais de 1,4 milhão de eleitores, elas representam mais da metade, 53,2%;e nquanto eles são os restantes 46,7%.
Outra constatação na região: dos 47 candidatos a prefeito, só 8 são mulheres, um baixíssimo percentual de 17%, das quais 3 estão inscritas em Carapicuíba (ver candidatos).