Assim como ocorre em diversas cidades do país, também a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco promove na cidade uma campanha para testagem da população a fim de detectar possíveis casos de HIV e de sífilis. O processo se dá em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado na terça-feira, dia 1º de dezembro.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade estão envolvidas no programa e os interessados deverão procurar a unidade mais próxima de sua residência de segunda a sexta-feira. Os endereços e horários de cada unidade podem ser acessados pelo endereço eletrônico http://www.osasco.sp.gov.br/saude-ubs e a campanha prosseguirá até 18 de dezembro.
Com resultados sigilosos, os testes também são oferecidos diariamente, ao longo do ano, no Centro de Testagem e Aconselhamento, situado na Policlínica Sul, à rua Dom Ercílio Turco, 100, Jardim Bela Vista, das 8 às 17 horas. O serviço integra o Programa IST/Aids e Hepatites Virais, que realiza outros testes e acompanhamento ambulatorial para cerca de 2.400 pessoas com HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
AÇÃO NO CALÇADÃO
Além das UBS e do Centro de Testagem, a Secretaria da Saúde também prevê uma ação externa neste sábado 5/12, das 10 às 16 horas, no Calçadão da rua Antônio Agu (em frente ao shopping local), com exames gratuitos e resultado em 15 minutos.
A campanha visa a diagnosticar e tratar Aids e sífilis precocemente por meio das ações de orientação e testagem em todo o município; intensificar a testagem para detectar os vírus de HIV e sífilis na população geral e específica, respeitando todas as medidas de proteção contra a Covid-19; acompanhar todos os casos positivos até que cheguem à unidade de referência (CTA/SAEI Osasco); e sensibilizar a população com relação aos meios de prevenção do HIV. As ações são voltadas à população em geral, com foco em pessoas que nunca realizaram teste, e também público específico (homens que fazem sexo com outros homens), profissionais do sexo e pessoas que consomem álcool e drogas.
Os testes são gratuitos e oferecidos diariamente (Foto: Kássio Pereira/Sesa/Fotos Públicas)