Uma cerimônia realizada na sexta-feira da semana passada, dia 15, serviu para que a Prefeitura de Carapicuíba entregasse novos equipamentos e material de trabalho à sua Guarda Civil Municipal (GCM). Pela lista, foram entregues duas novas motos, jaquetas, capacetes e luvas para uso geral dos integrantes da corporação.
Mas a cerimônia também registrou parte da história da corporação na cidade, já que serviu também para nomear Kátia Oliveira Santos como sua subcomandante, o primeiro registro de uma mulher nesse nível de comando desde que a Guarda foi criada no município. Ela prestará seus serviços na nova função ao lado do comandante Hélio Pereira, que continua à frente da corporação.
Segundo a Prefeitura local, Kátia integra os quadros da GCM desde 2011 e, nestes quase dez anos de atuação, teve inúmeras passagens demonstrando sua capacidade no atendimento à população. Um exemplo citado pela administração municipal teria ocorrido em dezembro de 2019 quando, em dia normal de patrulhamento, Kátia teria atendido a uma ocorrência de atropelamento de uma criança na região do Parque Planalto. De acordo com o enredo, sua atuação rápida e a forma com que conduziu a situação teriam contribuído para salvar a vida da criança.
Sobre a promoção, a nova subcomandante teria dito: “É com muita alegria que agora sou a primeira subcomandante da história da cidade representando as mulheres. Este não é apenas um mérito meu, mas de todas as mulheres da Guarda”, divulgou a assessoria de Comunicação da Prefeitura.