De todos os 115 vereadores eleitos em novembro do ano passado nas sete cidades da região Oeste, quatro deles não tomaram posse e tampouco iniciaram os trabalhos neste início de fevereiro.
Três deles já eram conhecidos desde o final de 2020: em Osasco, com o falecimento do vereador reeleito Ni da Pizzaria, assumiu em seu lugar, em definitivo, a então suplente Elsa de Oliveira (Pode), agora titular da cadeira. Outros dois suplentes também assumiram em Jandira e em Pirapora do Bom Jesus: Toninho Amizade (PSDB) ocupou o lugar deixado por Silvio Cabeleireiro (PSDB), que assumiu o posto de secretário de Obras da Prefeitura de Jandira; e Katherine Silva (PSD), que entrou no lugar de Luciano Motorista (PSD), nomeado subprefeito do Payol, em Pirapora. Neses dois casos, os suplentes assumiram até o retorno de seus titulares.
No mês da janeiro, uma quinta troca de vereadores foi anunciada em Santana de Parnaíba, onde o vereador reeleito Alemão da Banca (Avante) vagou sua cadeira para assumir o posto de secretário municipal de Cultura e Turismo. Em seu lugar, tomou posse o suplente Josildo Ribeiro (Avante), que também fica no cargo até o retorno de seu titular.