Início Cidades Barueri mantém tendas de teste para Covid-19 até final de fevereiro

Barueri mantém tendas de teste para Covid-19 até final de fevereiro

1483
0

Apesar do início e da sequência da vacinação contra a Covid-19, as tendas montadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barueri para testagem gratuita da população com o intuito de diagnosticar eventuais casos de contaminação pelo novo coronavírus, devem permanecer instaladas pelo menos até 26 de fevereiro. Se resolver prrorogar este prazo posteriormete, a Prefeitura deveránoticiar a decisão em canais oficiais de comunicação.
O serviço, alocado no estacionamento do Ginásio Poliesportivo José Corrêa, situado à avenida Guilherme Perereca Guglielmo, 1000, Bethaville, foi disponibilizado na segunda quinzena de setembro do ano passado. Nas tendas são realizados exames do tipo RT-PCR, baseado em material colhido pelo nariz ou pela garganta, chamado popularmente de “exame do cotonete”.
Podem se submeter ao exame moradores de Barueri com 18 anos ou mais e que estejam com o Cadastro Cidadão atualizado. O agendamento é feito pelo APP Saúde Barueri, disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos; na Unidade Básica de Saúde (UBS) para munícipes com sintomas; e pela central de chamadas – apenas para maiores de 60 anos – do número  (11) 4349-0600. As tendas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, mas o atendimento é feito somente se houve agendamento prévio.
O teste é indicado a pessoas que estejam apresentando sintomas da doença, mas deverá ser feito do 3º ao 7º dia do início destas reações, sob o risco de não se detectar a presença do vírus. O resultado demora cerca de cinco dias e é disponibilizado na UBS mais próxima da residência.
Após a coleta do material, o munícipe precisará manter o isolamento social até receber os resultados do exame e usar máscara, mesmo dentro de casa, para proteger os familiares.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, desde que foram montadas, nas tendas já teriam sido realizados 24.170 testes.

Desde setembro do ano passado, as tendas já teriam permitido a realização de mais de 245 mil testes (Foto: Karina Borges/Secom)