Início Cidades Posse de conselheiros e Curadoria da Semana do Trabalhador são temas debatidos...

Posse de conselheiros e Curadoria da Semana do Trabalhador são temas debatidos entre a Prefeitura e sindicalistas de Osasco

351
0
O secretário Gelso (em pé) debateu as principais pautas do encontro (Foto: Alan Santos)

Dirigentes de vários sindicatos de Osasco e cidades da Região se reuniram na quinta-feira da semana passada, dia 11, no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação de Osasco (Cefor), para dar continuidade às tratativas junto à administração pública da cidade abordando temas que vêm sendo pautados há algum tempo. Sob tutela da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre) da Prefeitura, foram debatidas questões como a reconstrução da Curadoria da Semana do Trabalhador; a recomposição do Conselho de Trabalho e Emprego de Osasco; a retomada da edificação do monumento em homenagem às vítimas do amianto e a parceria entre a pasta e a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), para tratar das questões da saúde do trabalhador osasquense.
Dentre todos os assuntos tratados, a Setre avaliou que o maior avanço se deu na pauta que estabeleceu a comissão de sindicalistas que irá compor a citada Curadoria, em atendimento à Lei nº 4596/2013. A Lei instituiu no calendário de Osasco a “Semana do Trabalhador” e prevê a realização de de eventos e manifestações em série dos diversos setores da economia, através de festividades, expressões artísticas e culturais e de práticas desportivas voltadas a enaltecer a importância do trabalho.
Além disso, o titular da Setre, Gelso de Lima, comprometeu-se em marcar, para o próximo mês de março, uma data para a posse dos Conselheiros de Emprego, Trabalho e Renda de Osasco. O Conselho foi criado em 2019, pela Lei nº 4981/19, e tem como objetivo gerir o Fundo Municipal do Trabalho de Osasco (FMTO); deliberar acerca da Política Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, em consonância com a Política Nacional de Trabalho, Emprego e Renda; entre outras atribuições.
“Reuniões como essa são de fundamental importância porque os sindicatos lidam diariamente com as questões dos trabalhadores, assim como a Setre. Então, o trabalho em parceria tende a beneficiar mais pessoas, porque amplia o nosso alcance. Estamos sempre abertos a ouvir”, disse o secretário Gelso no encerramento do encontro.