Início Esportes Flamengo cai no Morumbi, mas mantém taça do Brasileirão na Gávea

Flamengo cai no Morumbi, mas mantém taça do Brasileirão na Gávea

3220
0
Campeão em 2019, o Flamengo voltou a erguer a taça do Brasileirão de 2020, no Morumbi, mesmo derrotado pelo São Paulo (Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Fotos Públicas)

Fim de papo: acaba a temporada 2020

Inter não aproveita vacilo do rubro negro, só empata em casa e segue amargando o jejum de 41 anos

O Flamengo (RJ) faturou o título do Campeonato Brasileiro de futebol da Série A, ainda relativo à temporada de 2020, mesmo perdendo por 2×1 para o São paulo na quinta-feira, 25, quando foi disputada a última das 38 rodadas do Brasileirão. A festa rubro-negra, garantida pelos 71 pontos ganhos que consumou a liderança da equipe na ponta da tabela — assumida apenas na rodada anterior–, foi comandada no gramado do Morumbi, curiosamente, por Rogério Ceni: o ex-goleiro e eterno ídolo tricolor assumiu o posto de treinador na Gávea com o torneio já em andamento, substituindo o espanhol Domènec Torrent. Em 2019, sob a batuta do português Jorge Jesus, o clube carioca também levantara a taça e agora, na era dos pontos corridos, é tricampeão, pois venceu também em 2009.
Antes de a bola rolar para o apagar das luzes do Brasileirão, o Internacional (RS) era o único adversário capaz de tirar o pão da boca dos flamenguistas. O time gaúcho, entretanto, além do tropeço do Flamengo (para o qual perdera na rodada anterior, deixando escapar o primeiro lugar), precisava derrotar o Corinthians, em Porto Alegre. O onze treinado por Abel Braga, entretanto, não fez a lição de casa e após o empate por 0x0, com 70 pontos, manteve-se na incômoda fila do título nacional que já perdura desde 1979. O resultado do clássico ante o colorado também foi amargo para o alvinegro. Pior representante entre os paulistas da Série A, o Timão terminou a temporada em 12º, com 51 pontos, suficientes apenas para uma vaga na Copa Sul-Americana.
O São Paulo, por sua vez, encerrou a competição em quarto, com 66, depois de ter ocupado a liderança por várias rodadas, com 7 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. O Clube da Fé, agora com o argentino Hernan Crespo dando as ordens, ao menos entrará direto na fase de grupos da Copa Libertadores da América. O Palmeiras ficou em 7º, com 58, mas por ser o atual campeão da Libertadores, também vai direto para a etapa de grupos em busca da mais cobiçada taça continental, ao lado, ainda, do Flamengo, do Internacional e do Atlético Mineiro; o Galo chegou como terceiro melhor do país, com 68.
Oitavo colocado, com 54, o Santos assegurou o último bilhete para a repescagem da Libertadores, fase qualificatória que terá dois confrontos, com jogos de ida, começando no dia 9 de março, às 19h15, contra o Deportivo Lara, da Venezuela. No momento, o Fluminense/RJ, quinto colocado, com 64, e o Grêmio (RS), sexto, com 59, também estão na Pré-Libertadores, mas se o tricolor gaúcho se tornar campeão da Copa do Brasil, ambos sobem para a fase de grupos.

SUL-AMERICANA

O Bragantino, depois de um início claudicante no Brasileirão 2020, fechou a campanha em 10º, com 53 pontos e, ao lado do Corinthians, Athletico (PR), Ceará(CE), Atlético-GO e Bahia disputará a Sul-Americana. Sport (PE) e Fortaleza (CE) ficaram numa área de “limbo” na Série A, não têm direito a participar de torneios continentais, mas ao menos se mantiveram na elite brasileira. Vasco (RJ), Goiás (GO), Coritiba (PR) e Botafogo (RJ), nesta ordem entre 17 e 20º, foram rebaixados para a série B (ver quadros)

Classificação final do Brasileirão 2020
(Após 38 rodadas)

1° Flamengo 71
2° Internacional 70
3° Atlético-MG 68
4° São Paulo 66
5° Fluminense 64
6° Grêmio 59
7° Palmeiras 58
8° Santos 54
9° Athletico-PR 53
10° Bragantino 53
11° Ceará 52
12° Corinthians 51
13° Atlético-GO 50
14° Bahia 44
15° Sport 42
16° Fortaleza 41
17° Vasco 41
18° Goiás 37
19° Coritiba 31
20° Botafogo 27

Resultados da 37ª rodada: Coritiba 0x2 Ceará, Fortaleza 0x4 Bahia, Flamengo 2×1 Internacional, Corinthians 0x0 Vasco, Botafogo 1×0 São Paulo, Sport 2×3 Atlético MG, Santos 1×1 Fluminense, Grêmio 1×0 Athletico, Goiás 0x0 Bragantino, Palmeiras 1×1 Atlético GO.

Resultados da 38ª rodada: São Paulo 2×1 Flamengo, Internacional 0x0 Corinthians, Fluminense 2×0 Fortaleza, Vasco 3×2 Goiás, Bragantino 1×0 Grêmio, Atlético 2×0 Palmeiras, Bahia 2×0 Santos, Athletico 2×0 Sport, Ceará 2×1 Botafogo, Atlético GO 3×1 Coritiba.

Rebaixados da Série A:
Botafogo/RJ, Coritiba/PR, Goiás/GO e Vasco/RJ

Promovidos da Série B:
Chapecoense/SC*, América/MG, Cuiabá/MT e Juventude/RS

Rebaixados da Série B:
Oeste/SP, Botafogo/SP, Paraná/PR e Figueirense/SC

Promovidos da Série C:
Vila Nova/GO*, Clube do Remo/PA, Londrina/PR e Brusque/SC

Rebaixados da Série C:
Treze/PB, São Bento/SP, Boa Esporte/MG e Imperatriz/MA

Promovidos da Série D:
Mirassol/SP*, Floresta/PE, Novorizontino/SP e Altos/PI

*Clubes campeões

CLASSIFICADOS PARA A FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES:

Flamengo, Internacional, Atlético MG, São Paulo e Palmeiras (atual campeão)

EQUIPES QUE DISPUTARÃO A REPESCAGEM (PRÉ-LIBERTADORES)

Fluminense, Grêmio e Santos. Se o tricolor gaúcho for campeão da Copa do Brasil, passa à fase de grupos e leva junto o tricolor das Laranjeiras

BRASILEIROS NA SUL-AMERICANA

Athletico, Bragantino, Ceará, Corinthians, Atlético GO e Bahia