Início Cidades Governo do Estado e Prefeitura inauguram novo Terminal da Vila Yara

Governo do Estado e Prefeitura inauguram novo Terminal da Vila Yara

2384
0
(Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Reformado e ampliado, Terminal de ônibus da Vila Yara é entregue oficialmente à população

O vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), esteve na cidade de Osasco na tarde de quarta-feira, 24, ao lado do prefeito Rogério Lins (Pode) para inaugurar oficialmente o novo terminal de ônibus Amador Aguiar, localizado na Vila Yara. A entrega foi mais uma das ações alusivas aos 59 anos de emancipação política-administrativa de Osasco, comemorados no dia 19/2.
Administrado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o local passou nos últimos meses por obras de reforma e de ampliação das instalaçoes anteriores (inauguradas em meados da década de 1990, durante a primeira gestão de Celso Giglio), a fim de permitir mais agilidade na integração do transporte de ônibus em toda a região Oeste da Grande São Paulo.
“Esse investimento era necessário, ainda mais para uma metrópole como esta. Quando você melhora a mobilidade, tem mais conforto e segurança, transita melhor e tem mais tempo para a sua família e suas atividades. Além dessa entrega, outras obras importantes para Osasco estão por vir. Na terça-feira, 2/3, o governo do Estado fará o leilão de concessão da Linhas 8 (Diamante) Itapevi/Júlio Prestes e 9 (Esmeralda) Osasco/Grajaú, da CPTM. Vamos remodelar toda a linha 8, fazer a reforma completa do Pátio da Estação de Presidente Altino e os investimentos virão rápido. A expectativa é arrecadar mais de R$ 3 bilhões com a concessão dessas duas linhas”, anunciou Garcia.
O prefeito Rogério Lins agradeceu: “É uma honra para Osasco receber esse presente nesta data tão especial de comemoração de aniversário da cidade. A obra melhorará a qualidade de vida da nossa população, pois além de redirecionar o fluxo de pedestres e passageiros, trazendo mais segurança e mobilidade, passará a atender também às famílias que virão utilizar a nova área de convivência e lazer do terminal”, comentou.

A OBRA

O terminal Vila Yara estava sendo apenas parcialmente utilizado desde março de 2018, data de início das intervenções. Com a expansão, passou de 9 mil m² para 17 mil m² de área construída e a operar com 53 linhas (27 da EMTU, 21 municipais e cinco linhas paulistanas). Em cinco plataformas cobertas e ampliadas, por dia, pode receber 388 veículos e cerca de 15 mil passageiros.
A reforma incluiu a instalação de novos elevadores, escadas e rampas de acesso adequados às normas de acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; praça com jardins, playground, equipamentos de ginástica ao ar livre, bicicletário para 32 bicicletas no pavimento superior, iluminação de LED e novo calçamento.
O Centro Comercial, no andar superior, foi todo renovado, com troca da cobertura e dos pisos das áreas comuns e reforma dos sanitários públicos. As lanchonetes, lojas, quiosques e área reservada à alimentação passaram por manutenção e permaneceram no mesmo piso. A bilheteria foi transferida para o térreo, assim como as guaritas de controle de acesso de veículos, o gerador de energia e o depósito, fechado, para armazenar lixo.
Segundo a EMTU, empresa vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, o investimento total na obra foi de R$ 31,5 milhões.
Além de Rodrigo Garcia e Rogério Lins; participaram também da cerimônia o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy; o diretor-presidente da EMTU, Marco Antonio Assalve; além de diversas autoridades municipais e regionais.

Diversos pavimentos procuram ordenar circulação de pessoas e das linhas de ônibus
(Foto: Marcelo Deck)