Motivada, inclusive, pela atual situação de pandemia e falta de leitos para atendimento à população em geral, a Prefeitura de Santana de Parnaíba vem tentando intensificar as obras de construção de seu novo Hospital Municipal. Segundo nota da Prefeitura, o prefeito Marcos Tonho (PSDB) tenta adiantar a entrega da obra cujo objetivo principal é fornecer maior infraestrutura de saúde a fim de atender às necessidades de seus munícipes.
Localizada em ponto estratégico da cidade, na avenida Geraldo Cezar, que faz ligação com a Estrada dos Romeiros e com a ponte que dá acesso a diferentes regiões da cidade, a unidade de saúde está sendo erguida em área com mais de 14 mil m², onde ficarão também sediados o Pronto Socorro infantil e adulto, além da Maternidade Municipal.
O hospital deve contar com mais 200 leitos (entre adulto e pediátrico) em quartos duplos e todos os equipamentos para a realização de exames como raio-x, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética e pequenas cirurgias, bem como leitos de UTI.
Apesar da tentativa do prefeito em entregar a obra antes do prazo previsto, essa data não foi divulgada pela administração municipal. A obra, inclusive, ainda está em fase de estaqueamento (que precede à fundação).