Prefeitura amplia sistema de drenagem para conter alagamentos no Calçadão da Antônio Agu
A Secretaria de Serviços e Obras (SSO) da Prefeitura de Osasco deu início na quinta-feira da semana passada, dia 15, às obras de ampliação do sistema de drenagem do Calçadão da rua Antônio Agu, que passa por reformulação estrutural e paisagística no Centro da cidade. As ações no sistema de drenagem são executadas nas ruas Dante Bastiston e Antônio B. Coutinho, no trecho entre as ruas Antônio Agu e Pedro Fioreti.
A tubulação, que hoje possui 80 cm de diâmetro, será trocada para 1 metro de diâmetro, com a expectativa de que capacidade de drenagem das águas das chuvas aumente em mais de 40%.
Além da ampliação das galerias, a Prefeitura informa que serão feitos novos sistemas de captação das águas de chuva, com a construção de mais bocas de lobo e de uma nova canaleta de captação no Calçadão, com o dobro da capacidade. O novo sistema de drenagem deve dar vazão às águas pluviais em picos de chuva, principalmente durante o verão, diminuindo significativamente os alagamentos que acontecem na rua Antônio Agu, especificamente na área do Calçadão, objeto de inúmeras reclamações de moradores e comerciantes da região.
PREFEITO ACOMPANHA
No sábado, 17, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Pode), esteve no local para acompanhar o andamento das obras de ampliação do sistema de drenagem. Ele confirmou, ao lado de técnicos e operários, que esse trecho da via permanecerá interditado por cerca de dez dias, prazo previsto para sua conclusão. Na sequência, outro trecho passará pelo mesmo procedimento, na rua Antônio Bernardo Coutinho, paralela à Antônio Agu.
“Essa é mais uma importante obra de infraestrutura realizada pela Prefeitura. Essa obra vai aumentar consideravelmente o potencial de captação e retenção das águas das chuvas na região central, diminuindo significativamente os alagamentos que acontecem em picos de chuvas, e evitará transtornos a moradores e comerciantes”, destacou Lins.
A REVITALIZAÇÃO DO CALÇADÃO
O projeto de revitalização do Calçadão da rua Antônio Agu tem como principal ação a cobertura de parte do local. As estruturas tubulares de sustentação do teto, que terá 490 metros de extensão, estão sendo montadas; além das obras de ampliação do sistema de drenagem (matéria acima).
As intervenções visam tornar o Calçadão – segundo maior comércio de rua do país, atrás apenas da rua 25 de Março, na Capital – mais atraente para lojistas e consumidores. Iniciadas em novembro de 2020, as obras devem ser concluídas no segundo semestre deste ano, de acordo com cronograma da Prefeitura.
A cobertura é feita em sistema modular híbrido: a estrutura de alumínio, com três tipos de fechamento, trará proteção contra chuva e sol, medidas energéticas sustentáveis e controle de ventilação. O piso será de estrutura modular drenante, para facilitar o escoamento da água da chuva.
Além do Calçadão, ruas próximas, como Dante Batiston e Antônio B. Coutinho, também passam por obras de ampliação do sistema de drenagem. As ruas serão recapeadas após a ampliação do sistema.
O trecho a ser revitalizado também receberá novos bancos e torres de iluminação. As palmeiras serão mantidas e a entrada principal do shopping ganhará uma praça arborizada, com bancos e lixeiras. Os atuais quiosques serão instalados entre as árvores para garantir mais conforto térmico para os funcionários desses estabelecimentos. O piso modular, novas luminárias e bancos também serão instalados nas ruas laterais do shopping, tornando a área uma extensão da praça a ser feita na entrada principal do centro de compras.
O Calçadão e seu entorno também serão monitorados por câmeras, pelo Centro de Operações Integradas, contarão com wi-fi grátis e sistema de painéis informativos. Tais melhorias possibilitarão a ampliação do horário de funcionamento das lojas, inclusive para o período noturno, o que pode aumentar o número de postos de trabalho.
A obra é executada pela Vigent Construções Ltda. O projeto foi idealizado pela arquiteta Letícia Juliana Pazian e escolhido em concurso – concluído em outubro de 2019 – realizado pela Prefeitura, em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (Aeao) e Associação Comercial e Empresarial de Osasco (Aceo).