Início Geral PZ Bilheterias da CPTM e Metrô passam a comercializar somente o Bilhete Digital...

Bilheterias da CPTM e Metrô passam a comercializar somente o Bilhete Digital QR Code

1538
0
Nos terminais de autoatendimento os novos bilhetes já são emitidos

Desde o início desta semana, na segunda-feira, 26, as bilheterias de 16 estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô passaram a vender exclusivamente bilhetes QR Code no lugar do bilhete unitário, o Edmonson, com uma tarja magnética e utilizado pelos passageiros desde a década de 1970. Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, até o final de maio todas as bilheterias estarão adequadas ao novo padrão de vendas.
“Temos como objetivo trazer sempre o melhor para os passageiros e o Bilhete Digital QR Code surgiu com o propósito de aliar inovação e comodidade para o público que utiliza o transporte metropolitano sobre trilhos de São Paulo. Todas as ações foram desenhadas de forma estratégica, testadas e agora seguimos para uma implementação total no sistema”, afirma o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
Os Bilhetes Digitais QR Code podem ser utilizados nas catracas sinalizadas e preparadas com a tecnologia, impresso ou digital direto da tela do celular, aproximando o código do leitor indicado. O valor é o mesmo do pago na compra do antigo bilhete unitário, R$ 4,40 por passagem, podendo ser adquiridos até quatro unidades de uma vez. Após a compra na bilheteria, o bilhete é impresso para que o passageiro use nas catracas. Mesmo sem ter uma data de validade, no caso do Bilhete Digital QR Code impresso, a recomendação é que ele seja utilizado em até 72 horas após a emissão para evitar que a impressão do código sofra danos. Para garantir o melhor uso na sua versão impressa, também é recomendado que não o amasse, dobre, rasgue ou molhe, inclusive com álcool em gel, para evitar que o QR Code seja inutilizado, e que, após o uso, o papel seja descartado na lixeira mais próxima.

AINDA VÁLIDOS

Para ajudar nesse período de mudança, tanto CPTM como Metrô garantem que profissionais identificados estarão nas estações para auxiliar os passageiros no uso do novo bilhete nos horários de pico. Os passageiros também podem contar com atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana, pelo WhatsApp (11) 3888-2200.
Os passageiros que ainda tiverem o bilhete unitário antigo (Edmonson) poderão utilizá-lo normalmente nas estações, mesmo após o encerramento da sua comercialização nas bilheterias. Ainda não existe uma data definida para que o antigo bilhete unitário deixe de ser aceito e, assim que haja essa definição, a população deve ser comunicada com antecedência.

TOP

O novo bilhete também está disponível no formato digital e pode ser comprado pelo aplicativo TOP, disponível para celulares Android e IOS. Neste caso, o pagamento deve ser feito com cartão de débito ou crédito e o passageiro pode comprar até 10 unidades por vez.
Todas as estações da CPTM e do Metrô estão aptas para o uso do Bilhete Digital QR Code, impresso ou no celular, nas catracas sinalizadas e preparadas com a tecnologia para leitura do código.
Segundo a Secretaria estadual de Transportes Metropolitanos, a estimativa de economia com uso do bilhete digital pode chegar a R$ 100 milhões anuais.
Mais informações sobre o Bilhete Digital QR Code podem ser acessadas pelo site www.boradetop.com.br.