Atual campeão da Copa Libertadores da América de futebol e em campanha para o tri, o Palmeiras reencontrará o Defensa y Justicia nesta terça-feira, 4, a partir das 21h30, na Argentina. Neste duelo pelo grupo A que reeditará a final da Supercopa continental vencida há algumas semanas pelo El Halcón de Buenos Aires, o Verdão defenderá a liderança, com 6 pontos ganhos, contra 4 dos mandantes, que ocupam a segunda colocação. Como motivação, o onze esmeraldino levará na bagagem a goleada por 5×0 aplicada em casa sobre o Independiente del Valle, na terça-feira, 27/4.
O São Paulo, que estreou vencendo o Sporting Cristal (Peru) por 3×0, também está no topo do seu grupo E, com 3 pontos, contra 1 do Racing (Argentina), mas poderia subir para 6 caso batesse o Rentistas (Uruguai) na noite de quinta-feira, 29, quando o duelo seria disputado no Morumbi e esta edição foi fechada sem que o placar pudesse ser registrado. A vez de o tricolor encarar o Racing será na quarta-feira da semana que vem, 5/5, a partir das 19 horas, em La Avellaneda.
O Santos, ao contrário do Palmeiras e do São Paulo, não largou bem na temporada atual da Copa Libertadores. Ainda sem treinador, posto do qual Ariel Holan pediu demissão antes do embarque para Buenos Aires, o “Peixe” perdeu na terça-feira, 27 de abril, por 2×0 para o Boca Juniors, placar idêntico ao revés que sofrera ao estrear, na Vila Belmiro, uma semana antes, diante do Barcelona (Equador). Sem ponto algum, portanto, o alvinegro praiano espera ao menos conservar o terceiro posto do grupo C enfrentando em seus domínios o “lanterna” The Strongest (Bolívia) a partir das 19h15 da terça-feira, 4.
Entre os demais brasileiros, a melhor campanha é a do Flamengo, soberano do grupo G, com 6 pontos, após golear por 4×1 os chilenos da Union La Calera; na sequência da competição, o rubro negro vai ao Equador esgrimir contra a LDU, vice líder, com 4, na terça-feira, 4, a partir das 21h30.
Fluminense (RJ) e Atlético Mineiro têm 4 pontos, respectivamente, nos grupos D e H. O tricolor das Laranjeiras, contudo, lidera pelos critérios de desempate ao lado do River Plate (Argentina), enquanto o “Galo” está na segunda casa, atrás do Cerro Porteño (Paraguai). Os cariocas voltarão a campo na quinta-feira, 6/5, ante o Júnior (Colômbia), na cidade do Rio de Janeiro. Dois dias antes, 4/5, em Belo Horizonte, a partir das 19h15, mineiros e paraguaios ficarão frente a frente.
O Internacional (RS) disputa a fase de classificação no grupo B e conseguiu se recuperar do tropeço na estreia ao marcar 4×0 quando recebeu o Tachira (Venezuela) na terça-feira, 27. Com esta vitória, o Colorado passou a dividir a primeira casa da tabela, com 3 pontos, ao lado do Always Ready (Bolívia). Na quarta-feira, 5/5, os gaúchos recepcionarão o Olimpia (Paraguai) a partir das 21 horas.
COPA SUL-AMERICANA
O Corinthians tinha compromisso contra o Peñarol na noite de quinta-feira, 29, em Itaquera, pela segunda rodada da Copa Sul-Americana, competição na qual estreou com empate sem gols diante do River Plate do Paraguai e, por isso, era o segundo melhor do grupo E, com 1 ponto ganho. Na próxima quinta-feira, 6/5, o Timão deverá estar em solo peruano para tentar surpreender o Huancayo, a partir das 21h30.
Outro paulista, o Bragantino, também ocupa o segundo lugar, mas do grupo G, com 3 pontos, após ser derrotado por 3×0 pelo Emelec, no Equador; antes, o “Massa Bruta” batera em seu estádio o Tolima (Colômbia) por 2×1. Na terceira rodada, prevista para a quarta-feira, 5, o clube brasileiro receberá o Talleres (Argentina) a partir das 21h30.
Demais resultados da segunda rodada da Copa Sul-Americana envolvendo clubes brasileiros: Athletico/PR 1×0 Metropolitanos (Venezuela); Bahia 5×0 Guabirá (Bolívia), Arsenal Sarandi 0x0 Ceará/CE. O Grêmio jogaria na noite de quinta-feira, 29, contra o Lanus (Argentina) e o Atlético/GO no Chile, diante do Palestino.