Secretarias da Pessoa com Deficiência e Educação arrecadam mais alimentos em gincana osasquense
A Prefeitura de Osasco promoveu na sexta-feira, dia 7, uma cerimônia simbólica de premiação das secretarias vencedoras da Gincana Solidária, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Secretaria de Planejamento e Gestão. A gincana contou com a participação de 29 secretarias e departamentos e teve como objetivo arrecadar alimentos para doação às famílias carentes da cidade.
O prefeito Rogério Lins (Pode) e a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Aline Lins, participaram do ato, na Sala Luiz Claudino (antiga Sala Osasco). Para manter o distanciamento social, em razão da pandemia, apenas representantes das pastas vencedoras participaram. Segundo a administração municipal, em 70 dias de gincana, iniciada em 29/2, foram arrecadadas 25 toneladas de alimentos.
A Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência foi a vencedora, com média de 100 quilos por servidor, um dos critérios estabelecidos na competição. Já a Secretaria de Educação arrecadou mais alimentos, 7 mil quilos. Salomão de Lira Júnior recebeu os prêmios pela pasta da Pessoa com Deficiência e José Toste Borges pela Educação.
Entre os prêmios obtidos pelo primeiro colocado estão uma tevê 32 polegadas, um smartphone e três vales-compra de R$ 100,00, entre outros. A Educação levou, entre outros prêmios, dois vales-compra de R$ 100,00, um vale-brinde de corte de cabelo e manicure/pedicure e um final de semana no na cidade de Itanhaém, Litoral paulista.
Em breve discurso, Rogério Lins agradeceu a participação de todas as secretarias e servidores. “Todos venceram, porque esse sentimento de solidariedade se irradiou por toda a cidade. Muitas pessoas que passaram pelo drive-thru (vacinação contra a Covid) também fizeram um gesto bonito e doaram. Temos de manter esse sentimento depois da pandemia”, enfatizou.
Aline Lins destacou o empenho de todos os que atuaram na gincana. “Tenho gratidão imensa a todas as secretarias, a cada um dos servidores e aos voluntários que fizeram a triagem dos alimentos e ajudaram na distribuição. O mínimo que podemos fazer nesse momento de pandemia é mostrar nossa solidariedade e ajudar a diminuir um pouco o sofrimento das famílias que mais necessitam. Só no primeiro mês de gincana atendemos cerca de 4.500 famílias”, disse a primeira-dama.
Os alimentos foram retirados pelas próprias famílias na sede do Fundo Social, no Paço Municipal. Várias dessas famílias já estão cadastradas em programas sociais da cidade.