A Prefeitura de Barueri anunciou nesta semana que está finalizando os preparativos para colocar em funcionamento, já nos próximos dias, seu novo Centro de Atenção Multiprofissional Pós Covid-19. A ser instalado na Arena Barueri, no Jardim Belval, trata-se de um espaço que, em conjunto com o Centro de Saúde Funcional (ambos ligados à Secretaria de Saúde), oferecerá tratamento e reabilitação de pacientes vítimas do coronavírus.
O funcionamento no Centro deve ser baseado em três pilares de atendimento: 1) aquele em decorrência das sequelas da doença; 2) os decorrentes do próprio tratamento, como perda de massa muscular, por exemplo; e 3) de sequelas emocionais ocasionadas pelo longo tempo de internação.
De acordo com o coordenador da Atenção Básica à Saúde, Claudinei Alves Rodrigues, os pacientes já são assistidos e monitorados pela rede municipal; contudo, o número de doentes e as sequelas pós-Covid “exigem uma abordagem ampliada e multidisciplinar para complementar a linha de atenção aos pacientes”, destaca.
Ainda segundo Rodrigues, sob essa perspectiva, a criação de um centro multiprofissional poderá atender os paciente de maneira integral. Os objetivos desse tipo de tratamento são: 1) Redução do tempo de busca por assistência; 2) Suporte para marcação de consultas e exames; 3) Promoção de reabilitação física, cognitiva e psicossocial; e 4) Integralidade do cuidado.
A equipe multidisciplinar de profissionais será composta por médico clínico geral, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos, psicólogos, fisiatra, nutricionista, psiquiatra, educador físico e assistente social.
ENCAMINHAMENTOS AO CENTRO
O procedimento no tratamento no Centro Pós-Covid se dará através do Projeto Terapêutico Singular (PTS). O paciente que passou por internação será encaminhado para o Centro de Atenção Multiprofissional para uma avaliação global, em que são identificadas eventuais sequelas, por meio de instrumentos específicos para capacidade funcional (muscular e respiratória), qualidade de vida, grau de fadiga, condições nutricionais, cognitivas e psíquicas, entre outras.
Os casos atendidos pelas UBSs farão uma teleconsulta pós-Covid para avaliação e encaminhamento necessários. Os pacientes com alta hospitalar e do PS farão avaliação global no Centro de Atenção Multiprofissional Pós-Covid-19, onde será definido seu PTS e encaminhamentos às especialidades pertinentes, se necessário.
A Prefeitura não divulgou, no entanto, com exatidão, qual a data prevista para início de funcionamento do novo espaço.