Palmeiras e São Paulo já estão classificados
A etapa de classificação da Copa Libertadores da América de futebol, conhecida por fase de grupos, será encerrada no meio da semana que vem e, após cinco rodadas, o Santos é o único dos três paulistas e entre os sete clubes brasileiros da competição com risco significativo de não avançar na busca pelo título da temporada.
Depois de perder na terça-feira, 18, para o The Strongest (2×1) na boliviana La Paz, o “Peixe” manteve-se estacionado, ainda, na segunda posição do grupo C, com 6 pontos, mas a posição poderia ser perdida já na noite de quinta-feira, 20, quando esta edição foi fechada e o Boca Juniors receberia, em casa, o Barcelona, em duelo cujo placar não pôde ser registrado. Com os mesmos 6 pontos do alvinegro praiano, os xeneizes poderiam, inclusive, alcançar os adversários equatorianos, na ocasião líderes com 9. Para o onze da Vila Belmiro, portanto, não apenas este confronto em Buenos Aires, como o duelo que terá em Guayaquil ante o Barcelona, a partir das 21 horas da quarta-feira, 26, tornaram-se decisivos.
Em situação oposta a dos santistas, Palmeiras e São Paulo já carimbaram a passagem para a sequência da competição.
Líder do grupo A e atual campeão, o Verdão está com 12 pontos ganhos, contra 8 do Defensa y Justicia, segundo colocado com 8, também já classificado. Os argentinos venceram o alviverde por 4×3, na Arena Palestra, mas o esquadrão esmeraldino chegará à rodada derradeira para agora enfrentar, de novo em seus domínios, o Universitário (Peru) com o primeiro lugar do bloco assegurado. A bola rolará no Parque Antártica a partir das 19 horas da quinta-feira, 27 de maio.
Para o tricolor, depois de escalar reservas e perder no Morumbi por 1×0 para o Racing (Argentina), o pior que poderá ocorrer é terminar o giro da fase de grupos em segundo, no E. Com o placar arrancado fora de Buenos Aires, o Racing assumiu o topo do grupo, com 11 pontos ganhos, deixando o “Clube da Fé” com 8, logo atrás. Na terça-feira, 25, ambos estarão em campo a partir das 21h30 para enfrentarem, respectivamente e como mandantes, o Rentistas (Uruguai) e o Sporting Cristal (Peru).
Entre os demais clubes do país, a melhor situação é a do Atlético Mineiro, já credenciado e neste momento dono da melhor campanha, com 13 pontos ganhos, no H. O Flamengo (RJ), com 11, lidera o grupo (G) e também já pôs os dois pés no módulo seguinte. O Internacional (RS) e o Fluminense (RJ), vice-líderes dos grupos B e D, com 6 e 8 quando esta edição era fechada, dependem apenas das próprias forças para não ficarem pelo caminho. O Colorado ainda enfrentaria o Olimpia, no Paraguai, na quinta-feira, 20.
SUL-AMERICANA
Já eliminado da Copa Sul-Americana, o Corinthians receberia na noite de quinta-feira, 20/5, o Huancayo (Peru) em sua Arena Itaquera, apenas, portanto, para cumprir tabela no grupo E.
A situação do alvinegro ficou irreversível depois de o time ser goleado na quinta-feira, 13, por 4×0, no Uruguai, pelo Penãrol, que lidera, com 12 pontos, contra 10 do River Plate (Paraguai). Na quarta-feira, 26, a partir das 21h30, o Timão vai se despedir recebendo os paraguaios.
O Bragantino arrancou vitória das mais importantes na Argentina: 1×0 sobre o Talleres na terça-feira, 18. Com este resultado, assumiu a segunda colocação do G, com 9 pontos, apenas 1 a menos que o Emelec (Equador), com 10. Na rodada decisiva, o “Massa Bruta” vai à Colômbia esgrimir na terça-feira, 25, a partir das 21h30, contra o Tolima. Caso vença e o Emelec não derrote o Talleres, ficará com a vaga para a próxima fase.
Classificação dos demais brasileiros faltando ainda o complemento da quinta e a realização da última e sexta rodadas, lembrando que apenas o primeiro de cada grupo seguirá no torneio: B) Independiente/Argentina, 11, Bahia/BA, 8; C) Arsenal Sarandi/Argentina, 8, Ceará/CE, 6; D) Athletico/PR 12, Melgar (Peru); 9, F) Libertad/Paraguai, 10, Atlético/GO, 9; H) Grêmio/RS, matematicamente já classificado 12, La Equidad (Equador), 6.